Paula Azevedo reúne com terreiros Venina de Ogum, Ilê Axé Olodumare e recebe apoio de lideranças
Na manhã desta sexta-feira, 13 de março, a prefeita Paula Azevedo participou a convite do Padre Vale (SEMDHU), de uma reunião bastante produtiva promovida pela Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, que compõe a Coordenação de Políticas Sócio-Inclusivas da Secretaria de Direitos Humanos. O encontrou foi realizado no terreiro da Casa da Mãe Venina de Ogum, Ilê Axé Alagbede Olodumre, situado no bairro Zumbi dos Palmares e contou com a presença de diversas lideranças de comunidades tradicionais de religião de matriz africana como a cantora Célia Sampaio, o advogado Marcello Costa Ferreira e a Jornalista Letícia Carvalho além de lideranças e representantes de igrejas católicas e evangélicas.
A reunião tratou sobre o resultado do 1º Encontro Municipal de Povos de Terreiro de Paço do Lumiar “valorizar pertencimento para afirmar direitos”, realizado nos dias 04 e 05 de outubro, na Casa Ilê Axé Olá Olé, Terreiro de Mina Pedra Encantada, de propriedade de Pai Itaparandi tendo a presença de representantes das Secretarias de Estado de Saúde, Direitos Humanos, Desenvolvimento Social, além das Secretarias Municipais e das instituições de ensino superior UEMA e UFMA. Como resultado primordial deste encontro promovido pelo Centro Cultural Alagbede, foi elaborada a Carta da Plenária com o título “Respeite quem soube chegar onde a gente chegou”.
Já o encontro desta sexta-feir,a serviu para a apresentação da Carta Aberta a Prefeita Paula Azevedo e a seu staff de secretarias participantes: a secretária de desenvolvimento social Maria Helena, representantes da secretaria de cultura, membros da assessoria de comunicação além é claro, da secretaria de direitos humanos.
A Carta Aberta apresenta pautas discutidas nas palestras e rodas de conversa do Encontro e enfatizou o racismo religioso e a articulação e planejamento dos espaços de referência social para os povos de terreiros existentes no município. Vale lembrar que na gestão atual, fora criada a LEI Nº 812, de 30 de outubro de 2019, que institui no calendário oficial de eventos do município o “Dia Municipal de Povos de Terreiro”, a ser comemorado no dia 15 de julho de cada ano. Em âmbito nacional, o Decreto Nº 6.040, de 7 de fevereiro de 2007, instituiu a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais e em nível estadual podemos citar o Decreto 33.661, de 27 de novembro de 2017, que instituiu a Política Estadual de Saúde Integral da População Negra e das Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Quilombola do Maranhão.
No sentido do avançar nesta pauta no município, a reunião teve os seguintes encaminhamentos: a criação de uma comissão bipartide para tratar do mapeamento dos terreiros no município e da elaboração do Plano de Povos Municipais de Terreiros de Paço do Lumiar, estudo para criação de um espaço público de identidade, referência, valorização, produção cultural, social e religioso, para divulgação do conhecimento, práticas de saberes e fazeres da tradição dos Povos de Matrizes. Ações de promoção com as secretarias de desenvolvimento social e cultura também foram encaminhados.
A participação de lideranças e representações católicas e evangélicas também foi preponderante na reunião. A importância da tolerância entre as religiões foi destacada no encontro e bastante elogiada por todos os presentes: “Agradeço a presença da prefeita Paula Azevedo, que tem dado atenção devida a nossa causa, independente de nossa crença. Fomos a procura da Secretaria de Direitos Humanos, e lá fomos atendidos. Uma gestora que consegue reunir diferentes modos de pensar e de fé, merece permanecer no lugar onde está” frisou mãe Venina.
Com informações de PL Notícias