Na manhã desta sexta-feira, 13 de março, a prefeita Paula Azevedo participou a convite do Padre Vale (SEMDHU), de uma reunião bastante produtiva promovida pela Divisão de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, que compõe a Coordenação de Políticas Sócio-Inclusivas da Secretaria de Direitos Humanos. O encontrou foi realizado no terreiro da Casa da Mãe Venina de Ogum, Ilê Axé Alagbede Olodumre, situado no bairro Zumbi dos Palmares e contou com a presença de diversas lideranças de comunidades tradicionais de religião de matriz africana como a cantora Célia Sampaio, o advogado Marcello Costa Ferreira e a Jornalista Letícia Carvalho além de lideranças e representantes de igrejas católicas e evangélicas.

A reunião tratou sobre o resultado do 1º Encontro Municipal de Povos de Terreiro de Paço do Lumiar “valorizar pertencimento para afirmar direitos”, realizado nos dias 04 e 05 de outubro, na Casa Ilê Axé Olá Olé, Terreiro de Mina Pedra Encantada, de propriedade de Pai Itaparandi tendo a presença de representantes das Secretarias de Estado de Saúde, Direitos Humanos, Desenvolvimento Social, além das Secretarias Municipais e das instituições de ensino superior UEMA e UFMA. Como resultado primordial deste encontro promovido pelo Centro Cultural Alagbede, foi elaborada a Carta da Plenária com o título “Respeite quem soube chegar onde a gente chegou”.

Já o encontro desta sexta-feir,a serviu para a apresentação da Carta Aberta a Prefeita Paula Azevedo e a seu staff de secretarias participantes: a secretária de desenvolvimento social Maria Helena, representantes da secretaria de cultura, membros da assessoria de comunicação além é claro, da secretaria de direitos humanos.

A Carta Aberta apresenta pautas discutidas nas palestras e rodas de conversa do Encontro e enfatizou o racismo religioso e a articulação e planejamento dos espaços de referência social para os povos de terreiros existentes no município. Vale lembrar que na gestão atual, fora criada a LEI Nº 812, de 30 de outubro de 2019, que institui no calendário oficial de eventos do município o “Dia Municipal de Povos de Terreiro”, a ser comemorado no dia 15 de julho de cada ano. Em âmbito nacional, o Decreto Nº 6.040, de 7 de fevereiro de 2007, instituiu a Política Nacional de Desenvolvimento Sustentável dos Povos e Comunidades Tradicionais e em nível estadual podemos citar o Decreto 33.661, de 27 de novembro de 2017, que instituiu a Política Estadual de Saúde Integral da População Negra e das Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Quilombola do Maranhão.

No sentido do avançar nesta pauta no município, a reunião teve os seguintes encaminhamentos: a criação de uma comissão bipartide para tratar do mapeamento dos terreiros no município e da elaboração do Plano de Povos Municipais de Terreiros de Paço do Lumiar, estudo para criação de um espaço público de identidade, referência, valorização, produção cultural, social e religioso, para divulgação do conhecimento, práticas de saberes e fazeres da tradição dos Povos de Matrizes. Ações de promoção com as secretarias de desenvolvimento social e cultura também foram encaminhados.

A participação de lideranças e representações católicas e evangélicas também foi preponderante na reunião. A importância da tolerância entre as religiões foi destacada no encontro e bastante elogiada por todos os presentes: “Agradeço a presença da prefeita Paula Azevedo, que tem dado atenção devida a nossa causa, independente de nossa crença. Fomos a procura da Secretaria de Direitos Humanos, e lá fomos atendidos. Uma gestora que consegue reunir diferentes modos de pensar e de fé, merece permanecer no lugar onde está” frisou mãe Venina.


Com informações de PL Notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.