A vacinação contra a gripe foi retomada nesta quarta-feira (15) em Paço do Lumiar, região metropolitana de São Luís. Os atendimentos foram realizados em 22 pontos de vacinação. Os idosos que chegavam de carro no Viva Maiobão puderam ser vacinados no sistema ‘drive thru’ para evitar aglomerações. Nesta quinta-feira (16) a vacinação será realizada no Assentamento Cumbique.

Dona Francisca das Chagas de 62 anos chegou cedo para se vacinar. Ela foi vacinada no sistema ‘drive thru’. “Cheguei e fui atendida bem rápido, não demorou nada. Já estou imunizada da gripe, mas vou continuar me cuidando para não pegar o coronavírus.”, disse a aposentada.

Nesta fase estão sendo vacinando os idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de 6 anos e os profissionais da saúde. Para cada público-alvo, a meta de imunização é de 90%.

De acordo com a secretaria municipal de saúde de Paço do Lumiar, até agora, já foram imunizadas no município mais de 6 mil pessoas que fazem parte dos grupos prioritários da campanha.

“Está semana recebemos 4.000 doses de vacinas de um total de 27 mil doses, que devem ser destinadas à população do nosso município até o final da campanha que segue até 30 de maio. Com este novo repasse, calculamos que já recebemos pouco mais de 24% do total de vacinas que devem ser destinadas à população de Paço do Lumiar.”, destacou a Secretária Soraya Santana.

A vacina contra a gripe não protege contra o novo coronavírus, mas é uma maneira de resguardar públicos mais vulneráveis contra doenças respiratórias. A vacina previne contra três tipos de influenza: influenza A H1N1, influenza A H3N2 e Influenza B. Além disso, funciona como fator de exclusão no diagnóstico de casos suspeitos de Covid-19, que tem sintomas parecidos.

Fotos: Diego Chaves

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.