O diagnóstico dos casos de coronavírus na cidade de Viana passará a acontecer de forma mais ágil. A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, adquiriu de forma imediata testes rápidos para o diagnóstico da Covid-19.

Para realizar o teste o paciente precisa passar por avaliação com o médico e ser referenciado para a realização do mesmo.

Na cidade de Viana, a Unidade Básica de Saúde Baixa do Capim é a referência para casos de Síndromes Gripais, ou seja, o paciente com sintomas de Coronavírus deve se dirigir para tal Unidade e de lá realizar a testagem. A UBS está localizada na Avenida Luís de Almeida Couto, próximo a Praça de Alimentação, com horário de funcionamento de 8:00 as 12:00 e de 14:00 às 17:00.

O teste identifica, em cerca de 20 minutos, a presença de anticorpos na amostra de sangue coletada e, embora seja mais rápido que o chamado teste RT-PRC – que identifica um fragmento do genoma do vírus e demanda mais tempo de análise –, tem algumas limitações. Para que o teste rápido seja eficaz, é preciso aguardar o período chamado de “janela imunológica”, intervalo de tempo necessário para que o organismo produza os anticorpos cuja presença será detectada pelo exame, que no caso da COVID-19 é de 7 a 10 dias depois do contágio. Por esse motivo, os testes serão realizados somente no 8º dia após o início dos sintomas. O ideal é que o teste seja realizado até o 12º dia.

A Secretaria de Saúde alerta que os sintomas mais sugestivos de COVID-19 são: febre ou sensação febril, tosse e/ou dor de garganta, coriza, dor no corpo e, caso haja dificuldade respiratória, esse sinal precisa ser monitorado. Idosos podem apresentar quadro menos típico, sem febre, mas com falta de apetite, queda do estado geral, desmaio, confusão mental, sonolência excessiva e irritabilidade.

O Município de Viana possui 187 casos de Covid-19, sendo 57 profissionais de saúde. A administração do Prefeito Magrado Barros, antes de identificar o primeiro caso, instituiu o Comitê de Combate ao Covid-19, e desde então, diversas ações foram realizadas. Além de decretos editados que gerenciam medidas sanitárias. Uma das principais ações é a higienização de prédios públicos e de grande movimentação, como Bancos, Casas Lotéricas, dentre outros, ação essa realizada diariamente por agentes de endemias do Município.
Magrado Barros que também esteve reunido com Prefeitos da região, na Câmara Municipal de Viana, solicitando ao Governo do Estado a intensificação e retomada da obra do Hospital Macroregiinal de Viana, localizado na MA014, Vila Zizi. Tendo como resultado o anúncio do Governador Flávio Dino que é prioridade do seu governo finalizar esse hospital, que deve servir como suporte para a região com leitos de UTI.

São dois bioquímicos disponíveis exclusivos para o diagnóstico na Unidade de referência


Paciente precisa antes ser avaliado pela equipe médica

Ações importantes de higienização de prédios na cidade de Viana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.