Em entrevista concedida a Rádio Maracu no fim da manhã de hoje, 24, Magrado Barros, prefeito de Viana e pré candidato a Prefeitura falou sobre as ações e propostas para um possível segundo mandato. Acompanhe os melhores momentos da entrevista.

Magrado iniciou falando de suas raízes, filho da zona rural, filho de ex prefeito da cidade, disse que se sentia feliz por ser o primeiro prefeito negro de Viana.

Água

Esse é o maior gargalo da nossa administração e temos consciência disso, tanto é que esse foi o único compromisso que pedi ao nosso Deputado Estadual Marcelo Tavares, que hoje é Chefe da Casa Civil. Em reunião com o Governador Flávio Dino, nos foi oferecido um projeto que foi feito pelos técnicos da Caema.

Um projeto moderno, que custará 6 milhões e já foi autorizado pelo Governador. Já está em licitação, entretanto, tivemos um impasse, que é a Pandemia. Onde todas das licitações foram suspensas. Esse projeto tem previsão para abastecer Viana por cerca de 20 anos, sem que haja interferência alguma.

Sabemos que o SAAE é deficitário, quando assumimos, era usado cloro de piscina e hoje isso não acontece. Limpamos os filtros, fizemos manutenção, e paralelo a isso fizemos poço em algumas comunidades na Zona Rural, tudo isso com recurso próprio. Ainda vamos construir mais 10 poços em Comunidades da zona rural, tudo com recurso próprio.

Educação

Essa é uma das nossas bandeiras. O gestor passado dizia que se eu ganhasse iria acabar com a educação. Muito pelo contrário, valorizamos nosso professor, aprovamos a lei do Precatório, unificarmos matrículas. Por exemplo, a lei do piso, nós acompanhamos o piso nacional, nenhum Município faz isso. Nós fizemos reparação salarial, sem que nenhum professor tivesse que entrar na justiça e esperar anos para receber.
Fizemos grandes reformas nas escolas, algumas, praticamente fizemos escolas novas. E agora por último, colocamos no Caic o Centro Universitário, onde oferecemos 600 vagas de Ensino Superior. E eu tô feliz, porque o Magrado Barros, que veio da zona rural é hoje o prefeito da Educação.
Nossa merenda escolar é de qualidade. Alguns vereadores da oposição, no começo do mandato iam para as escolas fiscalizar, e hoje eles mesmo assumem isso que tô falando. Eu não admito que não haja merenda decente, eu já passei fome e sei o que é isso. Por isso tenho essa sensibilidade.

Nós implantamos um sistema onde o pai pode acompanhar a frequência escolar e nota dos filhos em tempo real.
Adquirimos ônibus com parcerias com Governo Estadual, são 4 ônibus. Inclusive um deles vamos receber sendo emenda da Deputada Mical Damasceno, e quero aproveitar para agradecer esse gesto dela aqui.

Saúde

Trato a saúde como deve ser tratada, primeiro em busca de recurso. Hoje temos 4 ambulâncias novas, ampliamos as equipes de Saúde da Família, eram 10, hoje temos 20. Adquirimos uma caminhonete para a Vigilância Sanitária.

Hoje o município conta com especialistas, como Cardiologista, dermatologista, urologista, contamos com uma vasta demanda de especialistas.

Abrimos a o Centro do Covid, o Centro de Atendimento ao Idoso. E vocês sabem que hoje o município não tem mais nenhum caso. Tivemos 15 óbitos, e tem município menor que teve muito mais. Entretanto para isso tivemos que tomar medidas duras, e a população entendeu e aceitou nossas decisões na Pandemia.

Trouxemos as máquinas de desinfecção dos locais públicos, compramos as cabines de descontaminação que foram instaladas em diversos pontos de Viana.
E esse reconhecimento eu tenho também do povo da zona rural.
Realizamos também 513 cirurgias eletivas, e essas cirurgias todas com recurso próprio, com emendas de deputados, para poder custear os procedimentos. E esse foi um compromisso de campanha, em diminuir aquela procissão de ambulâncias para São Luís. Quando assumimos nem aparelho de Raio X tinha, e nós colocamos, não se fazia ultrassom, e hoje já fazemos.

Propostas para um segundo mandato

Eu tenho um sonho de ver nesse município, umas três ou quatro creches. Inclusive fizemos propostas e acabamos perdendo, porque o município não podia assinar contrato em função de uma dívida antiga, como se o município estivesse com o CPF sujo, o CAUC. E isso impediu que Viana fizesse convênios. E agora conseguimos limpar o município e suspender a dívida. Essa dívida não é nossa, é dos gestores anteriores, uma bola de neve.

O município deve consignado para Caixa Econômica e INSS para Receita Federal. E nós entramos com uma ação de suspenção da dívida, e só conseguimos sucesso após provar que nossa gestão cumpre os deveres de casa, pagamos nossas obrigações, e a justiça entendeu que nós não poderíamos ser penalizados pelo erro dos que passaram.

Agora sim, estamos livres para realizar convênios, novas UBS, inclusive vamos pleitear um SAMU, que vai beneficiar muito nossa população.

Esporte

Nós pegamos um ginásio abandonado, e entregamos um novo, feito com recurso próprio.

O Campeonato Vianense, que estava abandonado, realizamos! Fizemos o melhoramento do estádio, colocamos iluminação em LED, proporcionamos as melhores premiações aos nossos esportistas nós campeonatos.
Resgatamos os torneios dos povoados, e ainda com toda as nossas dificuldades, estamos realizando todos os torneios, imagina num segundo mandato?!

Sobre possíveis alianças
Estou a disposição, a política funciona com alianças, tenho certeza que teremos muitas adesões. Temos hoje um grupo político muito forte. O que esse grupo quer é uma Viana mais forte e desenvolvida.

Infraestrutura

Temos por exemplo a Estrada da Galegas, que foi feita por nós após 39 anos de abandono.

A Citel, por exemplo, em parceria com o Estado refizemos todas as ruas.
A Avenida Luís de Almeida Couto, não poderíamos cometer os mesmos erros do gestor passado. Nos organizamos para fazer a drenagem profunda, muito dinheiro se perdeu ali com o gestor passado.

E agora a Avenida já recebeu a drenagem, a iluminação em LED, tá recebendo o meio fio na próxima semana receberá a camada de asfalto.
Vamos asfaltar agora a Rua Antônio Serafim, a Dr Castro Maia, que vão receber a drenagem e a camada asfáltica. Porque decidimos fazer serviços que vão durar.
Junto com essas ruas teremos mais 30 ruas asfaltadas, entre elas a Colhereiras.

A zona rural será asfaltada Laranjal, Santa Barbara e Caru, esses locais terão a estrada asfaltada. E assim dar mais mobilidade para a população.

Considerações finais

Infelizmente o tempo é curto para falar tudo que foi feito, como por exemplo toda iluminação de LED. Nós pegamos um município que devia para a Cemar e hoje temos saldo positivo e estamos resolvendo a iluminação de Viana. E tantas outras coisas, que vou citar algumas que enumerei, como por exemplo o Restaurante Popular, que hoje oferecemos cerca de mil refeições diárias, todo climatizado.

As barragens que fizemos, a do Ibacá, foram 3km tirando o isolamento da Comunidade.
A revitalização da Feira da Barra do Sol, em parceria com Banco do Brasil. Cavamos um poço com recurso próprio. Caminhão frigorífico para o matadouro municipal, que antes a carne era levada em carroça.

Estou a disposição para a população que queira saber qualquer avanço do município. Foram muitas ações, infelizmente o tempo é curto. Quero finalizar agradecendo a Deus, agradecer ao nosso time, amigos, agradecer a população da Zona Rural por onde passamos. Agradecer a nossa gestão e a todos que fazem parte desse grupo e vamos para guerra, que dias melhores virão para nosso povo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.