Igualmente à eleição para prefeito, Dino e Jerry também deverão ser derrotados na disputa pelo comando da Câmara de São Luís
O governador Flávio Dino e o deputado federal Márcio Jerry, ambos mandatários do PC do B no Maranhão, estariam trabalhando nos bastidores com o objetivo de obter, a partir de janeiro, a Presidência da Mesa Diretora da Câmara Municipal de São Luís.
A estratégia, de acordo com informações obtidas, visa tutelar o Legislativo Ludovicense e suavizar os efeitos da derrota que, de acordo com todas as pesquisas de intenção de voto divulgadas até o momento, o candidato a prefeito Duarte Júnior, do Republicanos, sofrerá no domingo, dia 29.
Duarte é apoiado por Dino e Jerry, que promovem um esforço hercúleo em prol do republicano, inclusive coagindo servidores públicos a votarem no ex-presidente do Procon.
Dino e Jerry enxergam nos vereadores Paulo Victor e Astro de Ogum, ambos do PC do B, a possibilidade de terem para si a Presidência da Casa e, desta forma, causar transtornos à administração de Eduardo Braide (Podemos), que deverá ser eleito prefeito neste fim de semana.
Ocorre que a dupla comunista, igualmente ao pleito para Prefeitura, deverá sofrer outra derrota fragorosa.
Atual presidente, o vereador Osmar Filho (PDT), parlamentar mais bem votado no primeiro turno, caminha a passos largos para reeleger-se, no dia 01 de janeiro, para o comando da Mesa Diretora.
Osmar já contaria com o apoio fechado de pelos menos 20 vereadores. São parlamentares do PDT e de outros partidos alinhados ao seu projeto e ao próprio Braide, como Podemos, PMN, PSC, PSD, PTB, DEM, PRTB e DC, por exemplo.
Até mesmo vereador comunista, como é o caso de Concita Pinto, esposa do ex-deputado Jota Pinto, que é do PDT, está no grupo Pró-Osmar.
Diante deste cenário, que independe do resultado do pleito de domingo, o PC do B, caso não queira ser desmoralizado mais uma vez, precisa rever seu plano e tentar, no mínimo, uma coalizão com a maioria.
A conta é simples e basta fazê-la.
Comunistas apostam em Paulo Victor para tutelar o Legislativo Municipal
No entanto, Osmar Filho caminha a passos largos para reeleger-se presidente