O município tem o prazo de dois anos para fazer a limpeza dos imóveis em toda a cidade, caso o proprietário não faça após ser notificado. A sentença foi dada pela Vara de Interesses Difusos e Coletivos Comarca da Ilha.

A Justiça do Maranhão condenou o município de Paço do Lumiar a realizar o levantamento e cadastro de todos os imóveis em situação de abandono, desocupado ou baldios, e executar os processos administrativos de arrecadação de bem.
A sentença foi dada pelo juiz Douglas de Melo Martins, da Vara de Interesses Difusos e Coletivos Comarca da Ilha.
O município tem o prazo de dois anos para fazer a limpeza dos imóveis em toda a cidade, caso o proprietário não faça após ser notificado. Além disso, o município deve aplicar multa administrativa aos responsáveis pelos imóveis e pedir o ressarcimento dos custos dos serviços realizados.
Consta ainda na sentença, que a Prefeitura de Paço do Lumiar deverá divulgar o Cronograma de Cumprimento dos serviços, ao final do prazo de 180 dias, bem como informar à Justiça sobre as ações tomadas na medida em que forem sendo executadas.
O juiz Douglas de Melo determinou, ainda, o pagamento de R$ 50 mil, a título de danos morais coletivos e estabeleceu multa diária no valor de R$ 1 mil, valor este a ser revertido ao Fundo Estadual de Direitos Difusos, no caso de descumprimento da sentença judicial, de 18 de fevereiro.

“No caso sob análise, os cidadãos suportaram transtornos diante das consequências da omissão da municipalidade, pois não foram observadas as normas ambientais, bem como as voltadas ao planejamento urbano e ao direito às cidades sustentáveis. Há lesão evidente na confiança da atuação do poder público, especialmente, àquela voltada a evitar despejo irregular de resíduos sólidos e situações de insegurança”, ressaltou o juiz na sentença.

Imóvel abandonado no Maiobão

A Ação Civil Pública contra o Município de Paço do Lumiar e J.H.S. foi movida pelo Ministério Público do Maranhão.
Nos autos, o MP narra que, em 16 de janeiro de 2017, cidadãos residentes no Loteamento Maioba, representados por Honorato Felix Rodrigues, apresentaram abaixo-assinado na Promotoria de Justiça, pedindo providências urgentes para um imóvel abandonado, localizado na Rua 83, Quadra 128, nº 38, Maiobão – Paço do Lumiar.
Os reclamantes alegaram que o imóvel foi fechado pelo proprietário (J.H.S.) há mais de dois anos e começou a apresentar características de abandono, com mato e lixo colocado pelos moradores, bem como houve invasão e depredação por vândalos.
Constam, ainda, nos autos outros casos de imóveis abandonados na cidade, sem que o Município de Paço do Lumiar tivesse tomado providências administrativas para a solução desses problemas.
Ainda conforme os autos, moradores do Maiobão, por meio da Ouvidoria do Ministério Público, noticiaram que a situação se encontra atualmente agravada, pois há insegurança pública na Rua 83 e risco de proliferação de vetores de doenças, devido ao mal uso do imóvel por usuários de drogas e acúmulo de lixo, inclusive, com risco de desmoronamento.

“O abandono de imóvel ora noticiado fez perceber que, além do descuido do proprietário, também o Município de Paço do Lumiar não se mostra capaz de acompanhar os casos de abandono de imóveis, inclusive terrenos baldios, e menos ainda de tomar as medidas administrativas necessárias para sanar desvios de finalidade das propriedades”, acusa o Ministério Público, na ação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.