Beneficiários do Mais Renda participam do “Maranhão de Reencontros”
Neste domingo (1º), quatro microempreendedores beneficiários do programa Mais Renda, da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), participaram da prévia do São João, no evento “Maranhão de Reencontros”, na Concha Acústica da Lagoa da Jansen.
A cerimônia é promovida pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma), que em parceria com a Sedes, busca estimular a movimentação econômica e a inserção dos beneficiários no mercado. Nesse primeiro momento, os contemplados participarão de todos os eventos que serão realizados aos domingos de maio.
Para o secretário da Sedes, Paulo Casé Fernandes, essa iniciativa fomenta o empreendedorismo, gerando renda para os participantes. “Estamos cumprindo uma determinação do governador Carlos Brandão, que é a inclusão desses beneficiários nas festividades juninas do Governo do Estado. A participação desses microempreendedores é muito importante, pois além de valorizar, incentiva o empreendedorismo e dá oportunidade de venda. A expectativa é de que mais beneficiários sejam chamados para atuarem nos arraias oficiais do Estado”, ressaltou o secretário.
O gestor do programa Mais Renda, Alessandro Costa, também falou sobre a iniciativa. “Esperamos poder introduzir esses beneficiários no comércio local, os incentivando cada vez mais. Serão cerca de 200 pessoas que poderão ter essa oportunidade profissional em um período que é bastante movimentando no ano, o São João’, disse.
Para o participante do Mais Renda, Bartolomeu Fonseca, essa oportunidade chegou em um bom momento. “Essa é uma proposta muito boa do Governo do Estado para nos ajudar. Chegou em boa hora, ainda mais agora que estou desempregado. Eu só tenho a agradecer por tudo isso, uma maravilha”, pontuou.
Sobre o Mais Renda:
O programa surgiu em 2015 como uma importante medida sócio inclusiva, instituída pelo Governo do Maranhão, administrada pela Sedes. A iniciativa inclui a doação de kits de equipamentos, um auxílio inicial de R$ 500 e a capacitação de trabalhadores autônomos em diversas áreas, tais como estética, costura, alimentação, entre outras.
Essa é uma ação muito importante para a obtenção de renda, inclusão e cidadania, notadamente diante do aumento das vulnerabilidades decorrentes da pandemia.
Até o momento, foram mais de 4.000 beneficiários em 79 municípios maranhenses.