notícias

Ao lado da ministra Sônia Guajajara, Carlos Lula participa da posse do coordenador do DSEI no Maranhão



Representando a Assembleia Legislativa, o deputado estadual Carlos Lula (PSB) participou, nesta quinta-feira (6), ao lado da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, da solenidade de posse do novo coordenador do Distrito Sanitário Especial Indígena do Maranhão (DSEI/MA), o enfermeiro Lúcio Guajajara. Pela primeira vez, uma pessoa indígena ocupa o cargo desde a sua criação.

Para o parlamentar, a posse de Lúcio Guajajara, que é da Aldeia Lagoa Quieta, Terra Indígena Araribóia, representa um momento de mudança.

“É importante e simbólico ter um indígena para pautar os problemas da saúde indígena. Os últimos quatro anos foram de muita dificuldade, pois tínhamos uma política do Governo Federal que não tinha nenhum cuidado e esse é um momento de reconstrução. Sabemos que é necessário o apoio do estado na alta e média complexidade, mas, sobretudo, na Atenção Básica que é de competência da Secretaria de Saúde Indígena, que precisa ser retomada”, destacou o deputado estadual Carlos Lula.

O DSEI/MA tem sua sede em São Luís e operacionaliza ações através de seis Polos Bases com funções técnicas e administrativas nas cidades de Amarante, Arame, Barra do Corda, Grajaú, Santa Inês e Zé Doca. Além de três Casas de Saúde do Índio (CASAI) localizadas em São Luís e Imperatriz e Teresina (PI).

“Nós, povos indígenas, estamos no momento de trazer muitos ensinamentos e aprendizados. O ano de 2023 é um ano que marca um novo momento no Brasil e na política brasileira e estamos também em um momento histórico, onde teremos o primeiro indígena como coordenador no DSEI no Maranhão. E isso é resultado de toda a nossa trajetória de luta, persistência e ousadia”, afirmou a ministra Sônia Guajajara.

O novo coordenador do DSEI agradeceu as homenagens e destacou que esse momento foi muito esperado. “Tenho 15 anos de experiência na saúde indígena e agora um novo ciclo se inicia na função de coordenador do DSEI no Maranhão. Agradeço o apoio de todos e estamos abertos ao diálogo para juntos iniciarmos um momento de reconstrução da saúde indígena no Maranhão”, disse Lúcio Guajajara.

Participaram ainda do evento, o secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Weibe Tapeba; o presidente do Tribunal de Justiça, Paulo Velten; o reitor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Natalino Salgado; o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB); a secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Lília Raquel; dentre outras autoridades.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *