serviços

São Luís receberá apoio do Sebrae e BID para se transformar em Destino Turístico Inteligente


Anúncio foi feito em Curitiba – PR, durante o 1º Encontro do Programa Turismo Futuro Brasil.

São Luís está entre os 12 municípios brasileiros selecionados pelo Sebrae e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) para participação no Programa Turismo Futuro Brasil. Com isso, a cidade vai receber das duas instituições o suporte técnico, consultorias e ações para a estruturação da capital como Destino Turístico Inteligente (DTI).
O ato de formalização desse apoio aconteceu em Curitiba – PR, durante o 1º Encontro de Benchmark do Programa Turismo Futuro Brasil, uma troca de experiências vivenciais e técnicas entre lideranças, técnicos, prefeitos e especialistas de turismo dos municípios selecionados. Na ocasião, o prefeito Eduardo Braide foi representado pelo Secretário Municipal de Turismo da capital, Saulo Santos, que teve o reconhecimento dos participantes por inúmeras boas práticas na gestão turística de São Luís.
Para o secretário Saulo Santos, “esse momento marca o compromisso de São Luís e da gestão do prefeito Eduardo Braide com o desafio de transformar a capital dos Azulejos, com seus diferenciais e atrativos únicos, em um destino inteligente e sustentável, integrado e que possa aliar o crescimento da atividade turística com o bem-estar de seus habitantes. Questões como acessibilidade, fortalecimento da governança e o compromisso com um modelo de turismo inclusivo, que garanta melhorias para a cidade e para nossa população, estão entre os grandes desafios deste momento”.
Na cerimônia de adesão, o grupo foi recepcionado pelo prefeito de Curitiba, Rafael Greca e pelo governador em exercício Darci Piana, no espaço cultural Memorial Cidade de Curitiba, no centro histórico da cidade.
Encontro – O encontro teve ampla programação de visitas técnicas, debates e trocas de experiências focadas no desenvolvimento de destinos DTI. O grupo, formado por mais de 60 participantes, visitou o Mercado Municipal de Curitiba, o restaurante Madalosso e o bairro de Santa Felicidade, a Fazenda Urbana, o Jardim Botânico, FabLab (hub de inovação) e circuito de cervejarias artesanais, para conhecer boas práticas de turismo articulado à produção, de sinergia com o ecossistema de inovação, de governança e de gestão pública empreendedora adotadas em Curitiba.
No segundo dia, momento para os alinhamentos técnicos e de estratégias de ação, na sede da Fecomércio – PR, onde o grupo conheceu a experiência do ecossistema DTI de Curitiba, que reúne os setores público, privado, instituições de ensino e comunidade. Outros destaques foram as participações da presidente do Instituto Municipal de Turismo de Curitiba (IMT), Tatiana Turra, que apresentou a experiência de estruturação do DTI local, explicando detalhes da iniciativa e a definição dos eixos de atuação; e de Gislaine Queiroz, presidente do Convention Bureau de Curitiba, que na visita ao Mercado Municipal abordou a articulação para atração de eventos para a capital paranaense.

Representando o prefeito Eduardo Braide, secretário da SETUR São Luís, Saulo Santos, e equipe do Sebrae-MA recebem placa que simboliza parceria com o BID.


“A missão deu aos 12 municípios a chance de conhecer a realidade de cada um e uma troca de vivências, resultando na formação de uma rede colaborativa para superação dos desafios e compartilhamento de soluções muito úteis para todos. Em São Luís, temos vários desafios, principalmente na integração e fortalecimento da governança, para os quais o Sebrae se sente motivado, abraçando esse novo momento com bastante entusiasmo, na perspectiva de contribuir, ao lado de todos que venham a somar nesse processo, para que as ações ocorram e possam fortalecer São Luís como DTI, transformando a nossa capital em um espaço integrador, que combine o crescimento econômico a partir do turismo e melhorias na vida das pessoas”, pontuou o diretor Técnico do Sebrae – MA, Mauro Borralho.
Do Maranhão, estiveram presentes, além dos dois diretores e do secretário Saulo Santos, o gerente da Unidade de Negócios de São Luís, Mauro Formiga, a coordenadora de Territórios Empreendedores do Sebrae – MA, Flavia Nadler, e Jeane Soeiro, gestora do projeto Rota das Emoções.

Destinos Turísticos Inteligentes – DTI

O Programa Turismo Futuro Brasil é uma parceria estratégica entre o Sebrae Nacional e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), para apoiar a elaboração de instrumentos de planejamento e a implementação de ações-chave para o fortalecimento e consolidação da estratégia de Destino Turístico Inteligente em doze municípios no Brasil.
A estratégia será aplicada em Pirenópolis (GO) e Bonito (MS), no Centro-Oeste; Penedo (AL), São Luís (MA) e Recife (PE), no Nordeste; Belém (PA) e Novo Airão (AM), no Norte; Curitiba (PR) e Bombinhas (SC), no Sul; e Belo Horizonte (MG), Ilhabela (SP) e Paraty (RJ), no Sudeste.
Após a assinatura do termo de adesão, as 12 cidades receberão acompanhamento técnico da GKS Inteligência Territorial. O trabalho prossegue agora com a formação de comitês gestores da estratégia DTI em cada uma, abrangendo os eixos de governança, acessibilidade, sustentabilidade, inovação, tecnologia e inteligência, marketing, criatividade, segurança, mobilidade e transportes, com a formulação de planos de ações integradas para cada um destes.

Visita técnica ao setor de orgânicos do Mercado Municipal de Curitiba foi um dos pontos altos da missão técnica.
Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e governador em exercício, Darci Piana, recepcionam as 12 cidades selecionadas na parceria Sebrae x BID.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *