Carlos Lula propõe transparência total em vistorias e obras de infraestrutura das pontes no Maranhão
O trágico desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, ocorrido no último domingo (22), entre os estados do Maranhão e Tocantins, acendeu um alerta sobre a precariedade de diversas obras de infraestrutura no Maranhão. Denúncias frequentes sobre a fragilidade da ponte que desabou já circulavam há tempos, levantando questionamentos sobre a transparência nas inspeções e na manutenção de estruturas fundamentais para a segurança da população.
Para evitar que tragédias semelhantes ocorram no estado, o deputado estadual Carlos Lula (PSB) apresentou nesta segunda-feira (23) um Projeto de Lei que obriga o Governo do Estado a divulgar relatórios técnicos de inspeções realizadas em viadutos, pontes e passarelas. De acordo com a proposta, os documentos deverão ser publicados em uma plataforma oficial do Governo, permitindo que os cidadãos acompanhem a situação dessas obras e denunciem eventuais problemas.
“O Maranhão já enfrenta episódios graves com obras estruturais, como no Viaduto do Café e na Ponte do Jaracati, que apresentam problemas de manutenção há anos. Essa lei visa garantir mais transparência, para que a população saiba exatamente a condição dessas estruturas e possa cobrar soluções. Além disso, a plataforma terá espaço para os cidadãos enviarem fotos e relatos sobre problemas nas obras”, explicou Carlos Lula.
Além de propor a lei, o parlamentar, em parceria com o deputado Rodrigo Lago (PCdoB), entrou com uma representação no Tribunal de Contas do Estado (TCE), pedindo que a Secretaria de Infraestrutura (Sinfra) realize auditorias em todas as obras de infraestrutura sob sua responsabilidade. A medida busca identificar possíveis falhas estruturais e prevenir novos acidentes.
“Esperamos que o TCE cumpra o seu papel e que possamos ter acesso a essa transparência, para que possamos saber, de fato, como está o estado dessas obras, sobretudo, pontos e viadutos do estado do Maranhão que são de competência do Governo do Estado. Estamos fazendo isso, para tentar ajudar, auxiliar e termos um resultado, para evitar que outras tragédias como essa acontecem”, afirmou Carlos Lula.