policial

PF faz busca e apreensão e determina uso de tornozeleira eletrônica em Bolsonaro

A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta sexta-feira,18, mandados de busca e apreensão contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em Brasília. As ordens foram autorizadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e também incluem medidas cautelares diversas da prisão e uso de tornozeleira eletrônica.

Os mandados foram executados na residência de Bolsonaro e em locais ligados ao Partido Liberal, legenda do ex-presidente.

Bolsonaro é réu em uma ação penal no STF que investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado após as eleições de 2022. A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu sua condenação na última segunda-feira,14, alegando que ele incentivou a instabilidade social após ser derrotado nas urnas por Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Caso seja condenado, Bolsonaro pode pegar mais de 40 anos de prisão por crimes como tentativa de golpe de Estado, organização criminosa armada, abolição violenta do Estado democrático de Direito, dano qualificado ao patrimônio público e deterioração de bem tombado.

Em 2023, o ex-presidente também foi condenado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação. Com isso, está inelegível até 2030.

Bolsonaro tem dito que os processos contra ele são uma tentativa de tirá-lo da disputa política e que o TSE agiu com parcialidade nas eleições de 2022.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *