política

Datafolha divulga primeira pesquisa após pré-candidatura de Flávio Bolsonaro

Um levantamento do instituto Datafolha divulgado neste sábado (6) mostra que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria os principais nomes da direita em simulações de segundo turno da eleição presidencial de 2026. Os números foram publicados um dia após o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) indicar oficialmente o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) como pré-candidato ao Palácio do Planalto.

No confronto direto entre Lula e Flávio Bolsonaro, o petista aparece com 51% das intenções de voto, contra 36% do filho do ex-presidente — uma diferença de 15 pontos percentuais.

A pesquisa foi realizada entre os dias 2 e 4 de dezembro, com 2.002 eleitores em 113 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Os dados foram coletados antes do anúncio público feito por Flávio Bolsonaro sobre sua indicação como nome do PL para disputar a Presidência. A decisão do ex-presidente foi recebida com ressalvas por partidos do Centrão, como MDB e PSD, que integram a base do governo Lula e também avaliam lançar candidaturas próprias em 2026.

1º turno mostra fragmentação da direita
Nas simulações de primeiro turno, Lula lidera todos os cenários testados pelo instituto. Em um dos quadros considerados mais prováveis, o petista tem 41% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro aparece bem atrás, com 18%. Ratinho Jr. surge com 12%, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), soma 7%, e o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), tem 6%.

Eis os dados do cenário com Flávio Bolsonaro:

Lula: 41%;
Flávio Bolsonaro: 18%;
Ratinho Jr.: 12%;
Ronaldo Caiado (União Brasil-GO): 7%;
Romeu Zema (Novo-MG): 6%;
Brancos/nulos/nenhum: 13%;
Não sabem: 3%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *