política

Hugo Motta diz que Eduardo Bolsonaro já tem faltas suficiente para cassação

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), disse nesta terça-feira que o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) pode ser cassado por ter faltado a mais de um terço das sessões. Ele está morando nos Estados Unidos desde março e já completou o limite de faltas no fim de novembro. Motta afirmou que a Mesa Diretora deve tomar uma decisão sobre isso em breve, já que Eduardo tem acumulado faltas demais e está enfrentando vários pedidos de cassação.


Análise de Outros Casos

Além do caso de Eduardo, a Câmara também vai avaliar os pedidos de cassação de Carla Zambelli (PL-SP) e Glauber Braga (PSOL-RJ). Esses pedidos vão passar pela Comissão de Constituição e Justiça antes de serem levados ao plenário. O caso de Ramagem, ex-chefe da Abin, será discutido diretamente no plenário, já que ele foi condenado pelo STF no caso da trama golpista. Hugo Motta disse que Ramagem terá cinco sessões para apresentar sua defesa.


Limpeza da Pauta

Um aliado de Motta comentou que a intenção é limpar a pauta até o final de 2025, já que esses casos estão dividindo opiniões e atrapalhando as votações. A análise dos casos de Zambelli, Eduardo e Ramagem atende a pedidos de parlamentares da esquerda. Motta também busca agradar o Centrão ao incluir o caso de Glauber na pauta. Zambelli, que está presa na Itália, foi condenada a dez anos de prisão e teve sua prisão determinada pelo ministro Alexandre de Moraes.

Situação de Eduardo e Ramagem

Eduardo Bolsonaro está nos Estados Unidos desde fevereiro, alegando perseguição do STF e atuando por sanções a autoridades brasileiras. Ele quer anistia para o pai, e a pressão da esquerda tem feito Motta avançar nesse tema. Ramagem, que também está fora do Brasil, foi condenado em setembro e teve a prisão solicitada pela Polícia Federal. Já Glauber Braga teve seu pedido de cassação analisado pelo Conselho de Ética após um incidente com um membro do MBL no ano passado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *