notícias

Coronavírus: Em coletiva com Dória, Carlos Lula defende início da vacinação em Janeiro de 2021

O Brasil já conta com quase 7 milhões de brasileiros infectados pela Covid-19, e mesmo diante de números tão drásticos o Governo Federal insiste num negacionismo em aceitar a vacina e acelerar a inclusão da mesma no Programa de Imunização. O governo brasileiro não tem sequer a data para começar a vacinação. A Pandemia mata hoje, cerca de 600 pessoas por dia no Brasil.

Diante desse caos, na 153⁰ coletiva de imprensa do Governo de São Paulo, Dória convidou o Secretário de Saúde do Maranhão e Presidente do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) Carlos Lula, para participar e explicar sobre o posicionamento do órgão diante de tal impasse entre Estados e Governo Federal.

João Dória iniciou a coletiva falando sobre o início da vacinação em todo o mundo e questionando o Governo Federal por sua lentidão e marasmo em querer iniciar a vacinação possivelmente em no mês de Março.

Dória, ao chamar Carlos Lula, disse que estava muito feliz com a presença dele, enalteceu todo o trabalho realizado por Lula no Maranhão e frisou sobre coragem de Lula em se posicionar e representar 27 Estados, sobretudo em tempos de Pandemia.

“Quanto mais rápido vacinarmos de forma segura, mais vidas serão salvas no Brasil, não há ideologia em vacina, há vida”, disse Dória ao lado de Carlos Lula.

Carlos Lula disse que que desde 1975 o Plano de Imunização existe e orgulha todo o SUS e que não seria admissível que o Brasil não incorpore a vacina com velocidade e agilidade, e que cada dia perdido, seriam vidas perdidas.

Lula lamentou também a ausência de Coordenação Nacional no enfrentamento da Covid-19, disse ele, na coletiva com João Dória:

“Desde o início da Pandemia já se demostrou que a ausência de uma Coordenação Nacional de Enfrentamento gera terríveis resultados. É necessário que haja essa coordenação, que deixemos de lado qualquer tipo de disputa política, para que possamos o quanto antes incorporar todas as vacinas ao PNI.”

Lula disse que o Conass se colocava, naquele momento como mediador de conflitos entre os Estados e Governo Federal, que o objetivo do Conass era garantir a vacinação de todos os brasileiros em 2021, que menos que isso seria inaceitável.

Ao final, Lula falou sobre a preocupação de possíveis caravanas de todo Brasil em romaria para São Paulo, numa busca desenfreada pela vacina. Que o Governo de São Paulo não poderia ser penalizado por ter agido corretamente.

“O que o Conass pretende é mediar esse conflito para que possamos o quanto antes vacinar a população”, finalizou Carlos Lula.

Acompanhe a fala de Carlos Lula durante coletiva com Governador de São Paulo:

https://www.instagram.com/tv/CIyrzpPJZjj/?igshid=6e1unvdosj2c

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *