40 das 100 pessoas que tiveram contato com indiano testam negativo para variante indiana no MA
Pelo menos 40 das 100 pessoas que tiveram contato com os seis casos da cepa indiana da Covid-19 (chamada de B.1.617) apresentaram testes RT-PCR negativos para Covid-19. A informação foi confirmada por Carlos Lula, secretário estadual de Saúde e presidente do Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde).
Segundo o secretário, já foram recebidos, até a manhã deste sábado (22), um total 85 testes. Outros 20 estão sendo aguardados nas próximas horas. Essas amostras estão sendo colhidas pelo hospital particular em São Luís, onde os pacientes que foram infectados foram atendidos.
“Não são, necessariamente, 100 pessoas que tiveram contato com o paciente. O procedimento é de fazer o rastreio. É considerar o técnico de enfermagem que aplicou a medicação no paciente, o enfermeiro, todo mundo que está na escala, a gente pediu para ser testado. Por isso, chegamos nesse número de 100 pessoas. Até o pessoal do laboratório que pegou em algum documento, coletou algum sangue. Fora esses profissionais, a gente teve, basicamente, só o contato com o pessoal do helicóptero. Não teve contato com mais ninguém”, explicou Carlos Lula.
Ainda segundo o secretário, neste sábado novos testes serão feitos nos 23 tripulantes do navio MV Shandong da Zhi para atualização do quadro clínico. Essa testagem também está sendo sendo monitorada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Além do Maranhão, o Ceará monitora dois casos suspeitos da cepa indiana.
Segundo a SES, as amostras serão analisadas pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Maranhão e caso algum resultado seja positivo, o material será encaminhado para o Instituto Evandro Chagas, em Belém, para sequenciamento genômico.
Mais informações no G1MA.