notícias

Pastor que pediu 1 kg de ouro a prefeito maranhense foi responsável por levar Ministro da Educação em Centro Novo do MA

O pastor que fez o pedido de ouro em troca de liberações de recursos da Educação em Luis Domingues também teria recebido a mesma quantia em ouro do prefeito Júnior Garimpeiro (PP), denúncias afirmam que o pedido teria sido feito pelo mesmo pastor acusado pelo prefeito Gilberto Braga (PSDB). Arilton e o também pastor Gilmar Santos têm negociado liberações de recursos federais para municípios mesmo não tendo cargos no governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).
Após o prefeito Gilberto Braga (PSDB), do município de Luis Domingues, afirmar que um dos pastores que negociam transferências de recursos federais para prefeituras pediu um quilo de ouro para conseguir liberar verbas de obras de educação para a cidade, outras denúncias ocorreram sobre mesma acusação na cidade de Centro Novo do Maranhão. Segundo o informante infiltrado na gestão Garimpeiro, o pedido foi feito diretamente para o próprio prefeito e assessores em um restaurante de Brasília na presença de outros políticos.
O pedido de ouro em troca de liberações de recursos teria sido feito pelo pastor Arilton Moura, segundo o prefeito de Luis Domingues. Arilton e o também pastor Gilmar Santos têm negociado liberações de recursos federais para municípios mesmo não tendo cargos no governo do presidente Jair Bolsonaro (PL).
A Folha revelou na segunda-feira (21), um áudio em que o ministro da Educação, pastor Milton Ribeiro, afirma que o governo prioriza prefeituras cujos pedidos de liberação de verba foram negociados pelos pastores Gilmar e Arilton.
Na gravação, o ministro diz ainda que isso atende a uma solicitação do presidente Bolsonaro e menciona pedidos de apoio que seriam supostamente direcionados para construção de igrejas. A atuação dos pastores junto ao MEC foi revelada anteriormente pelo jornal O Estado de S. Paulo.

O prefeito Júnior Garimpeiro esteve em Brasília em 27 de março de 2021, em seguida o próprio Ministro da Educação esteve no dia 15 de maio em uma visita um tanto quanto inusitada em Centro Novo, posteriormente em setembro, em nova visita à capital do país, o prefeito Júnior Garimpeiro anunciou a aquisição de uma creche do tipo um para cidade, com recursos oriundos do governo federal que até hoje a obra nunca fora iniciada.

Claramente a contrapartida requisitada em ouro pelos pastores a prefeitos maranhenses são apenas suposições, nada é devidamente comprovado, porém, a ida do Ministro, as reuniões e demais acontecimentos ocorreram na cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *