Sedes realiza Oficina de Educação Alimentar e Nutricional, em São Luís
A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Secretaria Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (Sasan), realizou nesta terça-feira (3), a abertura da Oficina de Educação Alimentar e Nutricional (EAN) para profissionais da área, em São Luís.
A oficina promovida pela Sedes com o intuito de fortalecer o Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional do Maranhão. A iniciativa foi firmada no Plano de Trabalho do Convênio Federal, acordo entre o Ministério da Cidadania e a Sedes.
O curso terá quatro dias de duração, capacitando nutricionistas e representantes das entidades beneficiadas pelo Banco de Alimentos e da Cozinha Comunitária do Bairro Bequimão em São Luís.
No primeiro dia de evento, o subsecretário da Sedes, Lívio Correa, reforçou a importância do fortalecimento da Segurança Alimentar através da Educação Alimentar e Nutricional. “É com muita alegria que estamos aqui hoje, em nome do secretário Paulo Casé Fernandes, dando início ao curso. É uma enorme satisfação poder contemplar mais uma turma de multiplicadores de informações, promovida pelo Governo do Estado. Através dos profissionais que estão sendo capacitados nesta oficina, informações adequadas, sobre alimentação e manuseio das comidas, chegarão até as nossas comunidades, trazendo maior segurança alimentar a todos”, afirmou o subsecretário.
A secretária Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Louvírdia Caldas, ressaltou a necessidade da formação de profissionais e representantes da sociedade civil e das entidades beneficiadas pelo Banco de Alimentos. “Nós temos a responsabilidade sobre o eixo educativo da Segurança Alimentar e Nutricional. O objetivo é fazer com que os educandos possam repassar essas informações aprendidas, adiante, criando uma rede de conscientização em suas comunidades. Nós sabemos que a boa alimentação irá evitar muitas consequências negativas, como doenças e afins”, pontuou.
A Instituição “Balançando Sonhos” o bairro da Ilhinha é um dos beneficiados pelo Banco de Alimentos do Governo do Estado. A gestora Helen Alcântara, reconhece a importância da ação, e afirma que esses conhecimentos são fundamentais para toda comunidade.
O curso terá quatro dias de duração, sendo realizado no Orienta Consultoria, localizado no Jardim Renascença, em São Luís. Ocorrerão palestras sobre o controle social e a política de segurança alimentar e nutricional; a contribuição do Banco do Alimentos na redução dos índices de insegurança alimentar e nutricional na Grande Ilha; a importância da educação alimentar e nutricional nos equipamentos de segurança alimentar; e sobre o aproveitamento integral dos alimentos para o desenvolvimento sustentável.
Além disso, os municípios de Serrano do Maranhão e Grajaú também serão contemplados com oficinas para multiplicadores dos Restaurantes Populares, da Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) e do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, de cada cidade, durante dois dias. As datas serão divulgadas posteriormente.



