Brandão, Wellington Dias e Paulo Casé assinam acordos para fortalecer a segurança alimentar e assistência social
O governador Carlos Brandão e o secretário da Sedes, Paulo Casé Fernandes receberam o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, que veio ao Maranhão para cumprir uma série de agendas, dentre elas, o Encontro Estadual do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, realizado nesta quinta-feira (25), no palácio Henrique de La Rocque.
Durante a visita ao Maranhão, o ministro conheceu o Restaurante Popular do João de Deus e destacou a intenção de replicar o modelo exitoso de combate à fome, em todo o país. “Ao chegar na fila, todas as pessoas me diziam que a comida é muito boa. Aqui a gente tem o lado da segurança alimentar, da geração de renda, e com isso podemos ampliar para garantir chegar a outras regiões”, destacou o ministro Wellington Dias.
A ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara também almoçou no restaurante e falou da importância do equipamento para ampliar a qualidade alimentar de quem precisa. O governador Carlos Brandão lançou o desafio de garantir a implantação de um restaurante popular em uma aldeia indígena.
A agenda do ministro continuou com a assinatura do Pacto de Inclusão Socioeconômica celebrado entre o MDS e o grupo Mateus, e assinado entre o governador Carlos Brandão, o ministro Wellington Dias e o empresário Ilson Mateus, para garantir às pessoas inscritas no CadÚnico mais oportunidades de emprego no mercado de trabalho.
A visita do ministro ao Maranhão terminou com a realização do Encontro Estadual do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome. Foram anunciados convênios e lançamentos de editais para o nosso estado, uma parceria do Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Social e o Governo do Maranhão, para ampliar as ações de combate à fome e assistência social no Maranhão.
“O Maranhão está caminhando a passos largos e eu tenho certeza, ministro, que com a articulação do nosso governador Carlos Brandão junto ao Governo Federal, vamos vencer essa luta e logo estaremos fora novamente do Mapa da Fome. Quero agradecer o ministro Wellington que sinalizou o aporte no valor de R$ 30 milhões em incremento à rede de Restaurantes Populares do Maranhão”, disse o secretário da Sedes, Paulo Casé.
Durante o evento foram assinados acordos que preveem medidas como o Lançamento do Programa de Combate à Fome; a assinatura do edital 2023 do Programa Formando e Cozinhando, para abrir novas vagas à alunos; a assinatura do convênio para o programa Tarifa Social de Água e Energia, o lançamento do edital do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), modalidade Leite e a criação de programa de combate às enchentes na bacia do rio Mearim e de proteção às pessoas atingidas.