São Luís caminha para ter segundo turno nas eleições municipais, aponta pesquisa
A mais recente pesquisa eleitoral, encomendada pela Marvin Comunicação e Comércio, empresa que é editora do site O Quarto Poder e realizada pelo Instituto Solução, revela que São Luís caminha para um segundo turno na disputa pela prefeitura. O atual prefeito, Eduardo Braide, que anteriormente havia ultrapassado a marca de 50% das intenções de voto, agora registra 46%, segundo o levantamento. A pesquisa aponta que Braide pode enfrentar no segundo turno Duarte Júnior, que aparece com 23% das intenções, ou Wellington do Curso, que tem 12%. Dr. Yglésio também se destaca, com 9% das intenções de voto, podendo crescer mais com a visita a São Luís do ex-presidente Jair Bolsonaro.
A queda de Braide, que outrora parecia garantido na liderança, pode ser atribuída a uma série de fatores, incluindo o escândalo conhecido como “carro do milhão”, as polêmicas envolvendo os institutos Juju & Cacaia e Vovó França, a falta de um grupo político forte, a ausência de apoio substancial de vereadores e sua relação difícil com a imprensa. Esses aspectos têm contribuído para a diminuição do apoio ao prefeito, que agora se encontra em uma situação mais vulnerável, especialmente com o início do horário eleitoral gratuito na televisão e no rádio.
Na pesquisa estimulada, quando os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Braide lidera com 46,0% das intenções de voto. Duarte Júnior aparece em segundo lugar com 23%, seguido por Wellington do Curso com 12%, e Dr. Yglésio com 9%. Pela margem de erro de 3,39 pontos percentuais, candidatos como Wellington e Dr. Yglésio estão tecnicamente empatados.
Essa é a primeira pesquisa do Instituto Solução realizada este ano sobre a disputa pela Prefeitura de São Luís. O levantamento, que ouviu 837 eleitores da capital maranhense entre os dias 13 e 16 de agosto, tem uma margem de erro de 3,39 pontos percentuais para mais ou para menos e um índice de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número MA017822024.
Com a proximidade das eleições e o início da propaganda eleitoral, o cenário ainda pode mudar, mas a possibilidade de um segundo turno em São Luís já se desenha como uma realidade concreta, trazendo mais incertezas para a reta final da campanha.