Estado não cumpre prazo para inaugurar estátua e frustra fiéis em pleno festejo de São José
Revitalização do monumento foi anunciada pelo governador Carlos Brandão, por meio das redes sociais, durante uma postagem realizada no dia 26 de julho do ano passado
Prevista para ser reaberta ao público no início de 2024, a recuperação do santuário de São José de Ribamar, seguirá sem previsão de entrega. Além de restaurar o monumento, a obra tocada pelo Governo do Estado inclui ainda a revitalização e urbanização do entorno.
A revitalização do monumento foi anunciada pelo governador Carlos Brandão, por meio das redes sociais, durante uma postagem realizada no dia 26 de julho do ano passado. Decorridos um ano e três meses, no entanto, a escultura segue em obra.
Com isso, os fiéis acabaram sendo frustrados em pleno festejo que é um dos eventos religiosos mais importantes do calendário do estado, mobilizando, inclusive, milhares de devotos neste mês de setembro. O ato transforma a cidade balneária no maior atrativo turístico e religioso da região.
Além da Igreja Matriz, uma das atrações do festejo é o conjunto arquitetônico que forma o Santuário do santo, que é composto pelo caminho de São José, a concha acústica, a gruta, e a imagem de São José de Ribamar com o menino Jesus.
Segundo informações obtidas pela reportagem, o atraso na revitalização tem um motivo: as picuinhas políticas de aliados do governador Brandão com o prefeito Júlio Matos – o Dr. Julinho (Podemos).
Enquanto não entrega o monumento, a prefeitura ribamarense fez sua parte: revitalizou o caminho de São José, a concha acústica e a gruta que hoje estão em perfeitas condições estruturais. Além disso, a iluminação ganhou novas luminárias em led visando garantir a segurança e embelezamento ao santuário. Com isso, a população e os visitantes da cidade passaram a contemplar a Igreja com equipamentos em perfeitas condições, diferente de quatro anos onde só tinha ruínas e abandono.
O próximo passo seria conseguir recursos para a restauração da imagem de São José, mas a gestão estadual tomou conhecimento e resolveu entrar na cidade, cercou o monumento de placas de propaganda, dando início a reforma interminável que se arrasta por mais de um ano.
O festejo encerra, ontem, dia 29, e mais uma vez os devotos do padroeiro do Maranhão não poderão ter acesso ao momento de fé com a imagem de São José e o menino Jesus.
A pergunta é: quando o governador Brandão irá consolidar a única obra que se propôs a fazer na cidade e entregar a restauração do santo para a população?