Último debate na TV poderá ser determinante para os candidatos a prefeito de São Luís
A última semana da campanha eleitoral promete ser de intensa movimentação, principalmente após o resultado da última pesquisa da Quaest indicando a possibilidade da eleição ser decidida em turno único. Com o prefeito Eduardo Braide (PSD) disparado na preferência do eleitorado, resta aos demais candidatos uma única chance de melhorarem seus percentuais de intenção de votos: o debate que a TV Mirante realizará na quinta-feira (3).
Até o momento, todas as pesquisas dos mais diferentes institutos apontaram uma diferença abissal entre Braide e deputado federal Duarte Junior (PSB), segundo colocado: são mais de 40 pontos de diferença, segundo a pesquisa Quaest contratada pela TV Mirante e divulgada na sexta-feira (27). Joga a favor de Braide o fato do segundo pelotão apresentar performance pífia. O candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, Yglésio Moisés (PRTB), por exemplo, tem 2% de intenção de votos.
Diante do quadro levantado pelas sondagens junto ao eleitorado, o debate da próxima quinta-feira será fundamental para alimentar a esperança do pleito ser levado a um segundo escrutino; neste debate realizado tradicionalmente pela emissora da família Sarney na reta final das campanhas poderá ser determinante para indicar o que acontecerá na eleição do próximo domingo, dia 6 de outubro, data em que os eleitores vão às urnas escolher seus representantes.
Será o primeiro encontro entre os candidatos com a presença do prefeito Eduardo Braide, alvo preferencial nos debate em que esteve ausente, mas que não chegaram a abalar seu favoritismo para renovar o mandato. Com a presença confirmada, Braide deverá ser confrontado e terá que responder críticas à sua gestão e dar explicações sobre o envolvimento de familiares e assessores da prefeitura envolvido no caso do “Clio do milhão”.
Braide é favorito a renovar o mandato logo no primeiro turno, porém eleição só termina na contagem dos votos e o clima no comitê de Duarte é de otimismo quanto a possibilidade do pleito ser decidido apenas no segundo turno, mas para isso precisa melhorar seu desempenho e deve jogar sua última cartada no debate de quinta-feira.