Design, produção de eventos, edição, turismo cultural: co.liga e Instituto CCR oferecem cursos gratuitos e 100% online
Escola digital co.liga tem mais de 50 opções de curso na área da economia criativa e oferece laboratório equipado para jovens de São Luís que precisam de estrutura para concluir formação
São Luís, 4 de dezembro de 2024 – A pujança cultural de São Luís é conhecida Brasil afora e a credencia como um potencial polo de economia criativa no país. Para contribuir com a formação de talentos e o desenvolvimento social, econômico e artístico da cidade, a co.liga, em parceria com o Instituto CCR, Associação Mandigueiros do Amanhã e o Aeroporto de São Luís, inaugurou na capital maranhense um laboratório para dar suporte a jovens que tenham interesse em participar de um dos mais de 50 cursos online oferecidos pela escola.
Os cursos de Design, Turismo Cultural e Produção de Festivais e Eventos são os mais procurados, mas a lista é extensa e contempla outras áreas, como Gastronomia, Artes Visuais, Música e Multimídia, por exemplo. De produção de podcasts à criação de beats para música eletrônica, são muitas as possibilidades de formação oferecidas. A co.liga é uma iniciativa da Organização de Estados Ibero-americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura no Brasil (OEI) com a Fundação Roberto Marinho e tem o Grupo CCR como parceiro mantenedor.
“São cursos que têm sintonia não só com a realidade e o cotidiano dos jovens brasileiros, mas, também, com o mercado de trabalho. Queremos abrir caminho para que eles desenvolvam suas aptidões e criem oportunidades para a geração de renda em áreas criativas”, diz a líder de projetos e coordenadora da co.liga. na Fundação Roberto Marinho, Fabiana Cecy.
São cursos 100% online e gratuitos, abertos a qualquer jovem brasileiro a partir de 15 anos. Mas, para ampliar o acesso àqueles sem equipamentos e estrutura adequada para acompanhar as aulas virtuais, a co,liga
, viabiliza laboratórios com instrutores em várias cidades brasileiras. Em São Luís, o espaço funciona em um casarão localizado no centro histórico da cidade. Ao concluir os cursos na plataforma, os estudantes recebem certificados comprovando a capacitação profissional nos currículos. Hoje, mais de 64 mil pessoas, do Brasil e de outros 33 países – como Índia, Mexico, Cabo Verde , Angola e Afeganistão – estão inscritas na plataforma da co.liga. basta acessar coliga.digital.
O Instituto CCR é o braço social do Grupo CCR, que está presente no Maranhão através da CCR Aeroportos, que administra os Aeroportos de São Luís e de Imperatriz. “A inauguração do laboratório na capital maranhense simboliza o compromisso do Grupo CCR com o desenvolvimento socioeconômico do Estado”, diz Marcelo Angelim, Gerente do Aeroporto de São Luís.
A orientação para o jovem que quiser utilizar o laboratório da co.liga em São Luís é ir ao endereço (Rua da Estrela, 163, Centro) levando um documento de identificação com foto.
Sobre a CCR Aeroportos
A CCR Aeroportos é uma divisão de negócios do Grupo CCR que opera 20 aeroportos em quatro países. No Brasil, administra 17 aeroportos: Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu (PR); BH Airport e Pampulha (MG); Goiânia (GO); São Luís e Imperatriz (MA); Navegantes e Joinville (SC); Teresina (PI); Palmas (TO); Petrolina (PE); Pelotas, Uruguaiana e Bagé (RS). No exterior, a empresa opera os aeroportos Juan Santamaria (Costa Rica), Quito (Equador) e Curaçao (Antilhas Holandesas). Em todas estas operações, a CCR Aeroportos movimenta cerca de 43 milhões de passageiros por ano.
www.ccraeroportos.com.br | @ccraeroportos
Sobre o Instituto CCR
Entidade privada sem fins lucrativos, gerencia o investimento social do Grupo CCR, com o objetivo de proporcionar transformação social nas regiões de suas concessões de rodovias, aeroportos e mobilidade. Os projetos do ICCR são implementados por meio de recursos próprios ou verbas incentivadas. Entre os projetos proprietários de impacto, merecem destaque: Caminhos para a Cidadania, que capacita mais de 3 mil professores em 1.600 escolas anualmente, e o Caminhos para a Saúde, que oferece atendimentos de saúde a caminhoneiros, motociclistas, ciclistas e passageiros de trens urbanos e metrôs. Seu foco são iniciativas nas frentes de Mobilidade e Cidades Sustentáveis, Cultura e Educação, Saúde e Segurança. Desde 2014, as ações do Instituto já beneficiaram mais de 18 milhões de pessoas. Saiba mais em www.institutoccr.com.br.
Sobre a Fundação Roberto Marinho
A Fundação Roberto Marinho inova, há mais de 40 anos, em soluções de educação para não deixar ninguém para trás. Promove, em todas as suas iniciativas, uma cultura de educação de forma encantadora, inclusiva e, sobretudo, emancipatória, em permanente diálogo com a sociedade. Desenvolve projetos voltados para a escolaridade básica e para a solução de problemas educacionais que impactam nas avaliações nacionais, como distorção idade-série, evasão escolar e defasagem na aprendizagem. A Fundação realiza, de forma sistemática, pesquisas que revelam os cenários das juventudes brasileiras. A partir desses dados, políticas públicas podem ser criadas nos mais diversos setores, em especial, na educação. Incentivar a inclusão produtiva de jovens no mundo do trabalho também está entre as suas prioridades, assim como a valorização da diversidade e da equidade. Com o Canal Futura fomenta, em todo o país, uma agenda de comunicação e de mobilização social, com ações e produções audiovisuais que chegam ao chão da escola, a educadores, aos jovens e suas famílias, que se apropriam e utilizam seus conteúdos educacionais.
Mais informações no Portal da Fundação Roberto Marinho. Saiba mais: www܂frm.org.br.