política

Evento marca 10 anos de Flávio Dino e reforça união política no Maranhão

“O legado continua”: Carlos Lula relembra revolução na estado durante gestão de Flávio Dino

Durante o evento “10 anos da vitória do povo com Flávio Dino governador”, realizado nesta sexta-feira (13), o deputado estadual Carlos Lula (PSB) emocionou-se ao relembrar os avanços alcançados pelo Maranhão desde a chegada de Flávio Dino ao governo em 2015. O ato político reuniu lideranças de várias gerações para celebrar uma década de mudanças históricas no estado, marcadas pela transformação em áreas como saúde, educação e infraestrutura.

Carlos Lula, que foi secretário de Estado da Saúde por quase sete anos, destacou os avanços na saúde pública como um marco transformador da gestão Dino. “Foi a experiência mais rica e transformadora da minha vida. Entregamos hospitais, implementamos políticas públicas como as Clínicas Sorrir, e alcançamos a menor taxa de mortalidade infantil da história do Maranhão. Na pandemia, tivemos a menor taxa de mortalidade por Covid-19 do país. Isso é legado. Isso é cuidado com o povo do Maranhão”, afirmou o deputado.

Os números reforçam o impacto das políticas de saúde. Sob a gestão Dino, o estado recebeu 22 novos hospitais, 17 policlínicas, 4 Clínicas Sorrir e mais de 380 ambulâncias, além da expansão da hemodiálise de 25 para 292 máquinas. Esses avanços colocaram o Maranhão como referência nacional em saúde pública, especialmente em regiões antes negligenciadas.

Outros líderes presentes, como o deputado federal Felipe Camarão, ressaltaram os avanços na educação. Programas como o Escola Digna e a entrega de mais de mil obras na rede educacional, incluindo 95 escolas em tempo integral e 34 IEMAs Pleno, foram destacados como pilares do desenvolvimento do estado. “O maior farol deixado por Flávio Dino não foram apenas as obras físicas, mas o exemplo de liderança e o compromisso com a transformação social”, disse Camarão.

Marcio Jerry, deputado federal e anfitrião do evento, sublinhou que o legado de Dino não é apenas uma conquista passada, mas um guia para o futuro. “Esse ato celebra uma virada histórica no Maranhão. O respeito ao povo e o compromisso com mudanças reais foram a marca desses 10 anos. É nosso dever continuar essa caminhada e enfrentar os desafios que estão por vir”, afirmou.

Carlos Lula encerrou sua participação reforçando a necessidade de continuar lutando por um Maranhão mais justo. “O legado de Flávio Dino é um farol para o futuro. Precisamos continuar avançando, com coragem, dedicação e compromisso com o povo do Maranhão. Essa história não termina aqui, mas se renova a cada dia, com cada conquista que alcançamos juntos”, finalizou.

União política

O evento, que foi organizado pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e contou com a participação de muitas lideranças políticas do estado, entre elas, os três senadores do Maranhão, Eliziane Gama (PSD), Ana Paula (PDT) e Weverton Rocha (PDT); o ministro das Comunicações, Juscelino Filho. Alem dos deputados estaduais Othelino Neto (Solidariedade), Rodrigo Lago (PcdoB), Júlio Mendonça (PCdoB), Leandro Bello (Podemos), Francisco Nagib (PSB) e Ricardo Rios (PCdoB).

Prefeitos eleitos e de mandato estiveram no evento representando seus municípios, a exemplo do prefeito de Governador Nunes Freire, Josimar da Serraria; prefeito de Barreirinhas, Amílcar Rocha; prefeito de Vargem Grande, Carlinhos Barros, prefeito eleito de Vargem Grande, Preto; prefeito de Mata Roma, Bezaleu; prefeito de Peritoró, Dr Júnior; e a prefeita de Matinha, Linielda de Eldo.

Vereadores também estiveram presentes na homenagem, entre eles a vereadora de coroatá e suplente de senadora Lourinnha; a vereador de Presidente Dutra, Ricardo Lucena, o vereador de Santa Inês, Marquinhos. O ex-prefeito de São Luís, Edvaldo Holanda Jr e o ex-prefeito de Timom, Chico Leitoa também prestigiaram o ato.

A lista de ex-secretários do governo Flávio Dino também foi extensa: Clayton Noleto (Sinfra); Chico Gonçalves (Direitos Humanos); Simplicio Araújo (Secretário de Indústria e Comércio); Jefferson Portella (SSP); Robson Paz (Comunicação); Lawrence Melo (MOB); e Antônio Nunes (Segov e Mapa).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *