Eleição da nova diretoria da FAMEM será realizada em 15 de janeiro
Está marcada para o dia 15 de janeiro, uma quarta-feira, a eleição para a nova diretoria da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem). As regras do pleito foram publicadas nesta sexta-feira (20) no Diário Oficial dos Municípios, trazendo detalhes sobre o processo eleitoral.
De acordo com os regulamentos, a votação ocorrerá presencialmente na sede da Federação. Um dos critérios definidos é que, em caso de empate, o primeiro critério de desempate será favorável ao candidato que estiver concorrendo à reeleição. Contudo, esse dispositivo não poderá ser utilizado, pois o atual presidente, Bigu de Oliveira, deixará o cargo de prefeito de Santo Antônio dos Lopes no dia 31 de dezembro. Nesse cenário, o critério de desempate passa a ser etário, garantindo a vitória ao candidato mais idoso.
Até o momento, uma chapa é liderada pelo futuro prefeito de Bacabal, Roberto Costa (MDB), que conta com a simpatia do governo estadual, sob a liderança do governador Carlos Brandão (PSB). Entretanto, há movimentações entre oposicionistas, que estudam o lançamento de uma chapa concorrente para a disputa.
Outro ponto importante é o critério aplicado caso haja chapa única na eleição. Para que a candidatura seja validada, o número de votos favoráveis deve ser igual ou superior à soma de votos brancos e nulos. Caso esse requisito não seja alcançado, uma nova votação será convocada.