cotidianonotíciaspolicial

Mais de mil celulares furtados, roubados ou perdidos foram recuperados pela Polícia

Foram recuperados mais de mil celulares com registro de furto, roubo ou perda pela Polícia Civil do Maranhão. A marca foi alcançada após um novo mutirão de recuperação, nesta quarta-feira (19), no Ginásio Castelinho, em São Luís.

Os celulares foram localizados por meio do programa Meu Celular de Volta, da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, e são provenientes de ocorrências registradas nos municípios de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar.

Durante o mutirão mais recente, 220 aparelhos foram identificados e serão devolvidos aos seus proprietários. As intimações para retirada foram enviadas previamente via WhatsApp.

Novos mutirões serão realizados


O delegado Luigi Conte Neto destacou que, após a fase de recuperação, inicia-se o processo de devolução dos celulares.

“A partir daqui, vamos identificar corretamente os verdadeiros proprietários. Só então, dispararemos as intimações para que eles possam buscar seus aparelhos no local informado”, explicou.

A Polícia Civil informou que novas ações de recuperação e devolução de celulares serão realizadas em outras regiões do estado.

Caso solucionado


Uma das vítimas atendidas pelo programa relatou a surpresa ao recuperar seu celular seis meses após o roubo.

“Eu não esperava ter meu celular de volta. Registrei o boletim de ocorrência, mas achava que não ia adiantar. Fiquei surpresa e feliz ao mesmo tempo. Ele estava em bom estado, então dei de presente para o meu pai. Tem que confiar, porque o que é para ser seu, um dia volta”, afirmou emocionada.

O aparelho foi roubado durante um assalto a uma loja de roupas no bairro Cidade Operária, em São Luís, no dia 20 de julho de 2024. Na ocasião, o criminoso levou três celulares, dinheiro do caixa e uma peça de roupa.

Como ocorre a recuperação dos celulares?


A recuperação acontece por meio da interface da Polícia Civil com as operadoras de telefonia. Para isso, é essencial que a vítima registre um boletim de ocorrência e forneça o número IMEI do aparelho, um código único que permite sua identificação global. 

O IMEI pode ser encontrado na caixa do celular, na nota fiscal ou digitando #06# no teclado do aparelho. Caso alguém tenha adquirido um celular e desconfie da procedência, a recomendação é verificar o IMEI e buscar informações sobre a origem do dispositivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *