Lula bate o martelo e presidente da Telebras assumirá o Ministério das Comunicações
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou nesta quarta-feira (23) a escolha de Frederico de Siqueira Filho, atual presidente da Telebras, para assumir o comando do Ministério das Comunicações. A definição ocorreu durante reunião no Palácio do Planalto com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), e o líder do União Brasil na Câmara, deputado Pedro Lucas Fernandes.
A nomeação deve ser formalizada até esta quinta-feira (24), encerrando o período de indefinição iniciado com a saída de Juscelino Filho do cargo, no último dia 8 de abril. O ex-ministro deixou o governo após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República pelos crimes de corrupção passiva e desvios relacionados a emendas parlamentares.
Frederico Siqueira é visto como um nome técnico, sem filiação partidária, mas com forte ligação com Alcolumbre, responsável por sua indicação à presidência da Telebras. Ele também tem o respaldo do líder do União Brasil no Senado, Efraim Filho (PB).
A escolha de um perfil técnico ocorreu após o deputado Pedro Lucas Fernandes não aceitar o convite para assumir o ministério, embora tivesse sido anunciado oficialmente como titular da pasta no início do mês. Em nota, Pedro Lucas justificou que seguirá contribuindo com o governo a partir da liderança do União Brasil na Câmara, função que considera estratégica para a articulação política do Planalto.