notícias

Assembleia notificará Hemetério sobre decisão que cassou seu mandato

A Assembleia Legislativa do Maranhão iniciou, nesta terça-feira, 13, o processo para notificar o deputado Hemetério Weba (PP) acerca de decisão judicial que suspendeu os seus direitos políticos e, consequentemente, cassou o seu mandato.

O parlamentar teve os direitos políticos suspensos por ato de improbidade administrativa, condenação, transitada em julgado, imposta a ele quando o mesmo administrou a cidade de Nova Olinda do Maranhão – reveja e reveja.

O processo está sob a responsabilidade da Corregedoria da Alema, dirigida pelo deputado Glalbert Cutrim (PDT), 2º secretário da Mesa Diretora.

De acordo com o que foi apurado, Weba será notificado presencialmente e via edital.

Ele terá prazo de cinco dias úteis para apresentar defesa.

Em seguida, será aberto prazo de 15 dias úteis para que o corregedor apresente relatório final sobre o caso.

O deputado, vale destacar, havia tirado licença médica.

O dispositivo já expirou.

A médica Helena Duailibe é a primeira suplente do PP e deverá assumir a titularidade do mandato tão logo o processo interno se encerre.

Entenda o caso – O então prefeito, à época, foi responsabilizado por utilizar propaganda institucional em benefício próprio, veiculada em jornal de grande circulação, caracterizando desvio de finalidade.

Após a condenação, Weba recorreu à Justiça por diversas vias — ação rescisória, cautelar e declaratória de nulidade — mas todas as tentativas foram rejeitadas.

O Superior Tribunal de Justiça (STJ), por decisão do ministro Francisco Falcão, restabeleceu os efeitos da sentença, derrubando as suspensões anteriormente concedidas pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *