Governo do Estado anuncia hospital de campanha para tratamento da influenza
Com o aumento dos casos de síndromes respiratórias e sintomas provocados pelo vírus da influenza H1N1 e H3N2, o secretário estadual de Saúde, Tiago Fernandes, informou nesta terça-feira, 27, que o Governo do Maranhão, irá realizar a implantação de um hospital de campanha em São Luís.
“O hospital será destinado ao tratamento das pessoas mais suscetíveis ao vírus e que possuem atendimento prioritário, idosos e crianças com sintomas leves de gripe, como febre, tosse e mal-estar, sem dificuldade respiratória grave”, disse o secretário Tiago Fernandes.
O uso de máscara também está sendo recomendado, além dos cuidados como higienização das mãos, e a aplicação da vacina, que é eficaz na prevenção e pode ser aplicada a partir dos 6 meses de idade.
Outra ações para conter o aumento de casos também estão sendo implantadas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), intensificação das vacinas, ampliação do número de leitos nos principais hospitais, reforço nos atendimentos médicos nas Unidades de Pronto Atendimentos (UPAS), e nas unidades de triagem.
Cada UPA recebeu um médico a mais na escala, reforçando o plantão e ampliando a capacidade de assistência.
As unidades básicas de saúde de todo o estado também está aplicando as doses da vacina. Segundo, a SES, mais de 300 mil doses da vacina já foram aplicadas no estado.