Governador em Exercício, Felipe Camarão, prestigia Arraiais da capital maranhense
O governador em exercício, Felipe Camarão, prestigiou na noite deste domingo (22) arraiais da capital e conferiu as diversas manifestações da cultura maranhense. Além de aproveitar para interagir com brincantes e o público presente, tocando matracas, dançando e entoando algumas das toadas mais tradicionais do nosso estado.
Em sua primeira parada, Felipe Camarão esteve no tradicional Arraial de Santo Antônio, realizado no Largo da Igreja, no Centro da capital. A festa faz parte do circuito oficial do Maior São João do Mundo, promovido pelo Governo do Estado, que desde o início do mês tem movimentado o turismo e a geração de emprego e renda em toda a capital.
No Largo da Igreja de Santo Antônio, as apresentações culturais têm início após as celebrações litúrgicas. E, na noite do último domingo, entre as atrações que passaram pelo palco do Arraial de Santo Antônio, Felipe Camarão prestigiou o show do cantor, compositor e instrumentista maranhense, César Teixeira.
“Dono de grandes clássicos do nosso cancioneiro, César Teixeira já é quase um patrimônio da nossa cultura. É sempre uma satisfação ouvir esse grande mestre maranhense tocar, cantar e encantar esse público. Como fã e grande admirador de sua obra, não poderia deixar de prestigiar essa apresentação”, disse Felipe Camarão.
“No Maranhão, temos cultura para todos os gostos. Temos cultura para quem é de São Luís, para quem veio do interior, quem vem de fora do estado e até mesmo quem vem de fora do Brasil. Uma enorme diversidade de ritmos, de sotaques de bumba-meu-boi, das brincadeiras populares. Não à toa estamos na rota das grandes festas juninas do nosso país. Isso graças a um importante trabalho de investimento e reconhecimento de nossos grupos tradicionais e manifestações”, complementou o governador em Exercício.

Na sequência, o governador em Exercício apreciou o Arraial do Ipem, um dos mais aguardados pelos maranhenses e realizado há décadas no bairro do Calhau. A grande festa da cultura maranhense reúne apresentações de grupos tradicionais de Bumba-meu-boi, em seus diversos sotaques, danças portuguesas, tambor de crioula, cacuriá, quadrilhas e forró. Cabe destacar que a grande ‘arena junina’ segue montada até o dia 13 de julho.
“Mais um ano em que o Arraial do Ipem se consagra como um grande sucesso. E o que é melhor, extremamente organizado. Tenho muita honra de ter participado da história desse arraial. Meu pai criou ele lá na década de 1980, com o então governador Cafeteira. Depois quando fui secretário de Gestão e Previdência, em 2015, trabalhei para reativar esse arraial – que estava desativado por anos. E a cada ano que passa ele vai ficando maior e melhor. Gerando emprego e renda para muita gente e divertindo todo mundo que aqui vem se divertir. Então, venham para o São João do Maranhão!”, concluiu o governador em Exercício Felipe Camarão.


