notícias

Econométrica aponta empate entre Braide e Orleans


Nova pesquisa da disputa eleitoral para o governo do estado foi realizada pelo Instutito Econométrica. Nos cenários, os dados apontam para empate técnico entre o prefeito de São Luís, Eduardo Braide (PSD), e o secretário estadual de Assuntos Municipalista, Orleans Brandão (MDB). O levantamento, que foi contratado pelo Imirante, ouviu 1.305 eleitores nos dias 11 a 15 de agosto.
A Econométrica mostra que no cenário estimulado com quatro pré-candidatos na disputa ficou assim: Eduardo Braide aparece com 31,3% sendo seguido de perto com Orleans Brandão com 29,6%. Depois vem o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (NOVO) com 19,2% e o vice-governador, Felipe Camarão (PT), com 10,7%.
Já se na disputa tiver somente três nomes, Braide alcança 33,9%. Depois vem Orleans aparecendo com 32,5% e Lahesio com 20,6%.
O instituto também perguntou aos eleitores sobre a experctativa de vitória nas eleições de 2026. Pelos dados, 35,1% disseram que o próximo governador do Maranhão será o prefeito Braide. Outros 32,3% apontaram que vence o pleito do próximo ano Orleans Brandão. Já para 10,37%, quem sairá vencedor das urnas será Lahesio Bonfim. Felipe Camarão é a preferência de 6%.
Na rejeição, a maior é do vice-governador. Disseram não votar de jeito algum em Camarão 24,4% dos entrevistados. Outros 23% apontaram que não votam em Lahésio, 22,4%, em Orleans Brandão e 8,4% não votam em Eduardo Braide.
Os eleitores ouvidos pela Econométrica são das seis regiões do Maranhão. A margem de erro é de 2,7 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo de confiança é de 95%.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *