Aos 88 anos, morre o escritor Luis Fernando Veríssimo
O escritor Luis Fernando Veríssimo morreu na manhã deste sábado (30), em Porto Alegre (RS), aos 88 anos. Ele estava internado há três semanas no Hospital Moinhos de Vento, com quadro de pneumonia.
Com doença de Parkinson, em 2021, Verissimo teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC). Ele também tem problemas cardíacos. Com as sequelas do AVC, parou de escrever e teve a fala afetada.
O escritor vivia com a esposa, Lúcia, e com o filho caçula do casal, Pedro, na histórica casa da família no bairro Petrópolis, em Porto Alegre, a mesma onde viveram o pai dele, o escritor Erico Verissimo, e a esposa Mafalda.
Nos últimos tempos estava sempre acompanhado pelos olhos vigilantes, carinhosos e sorridentes da sua mulher, a carioca Lúcia Helena Massa, com quem estava casado desde 1963. Foi de tudo na vida das comunicações, mas ironicamente com suas maiores características — o silêncio, a timidez e as poucas palavras que ousava proferir. Era lacônico.
“Nunca fui muito íntimo de mim mesmo, nunca examinei o que eu fiz, o que eu deixo de fazer”, disse quando completou 80 anos. Lúcia nos últimos tempos era sua voz, a sua razão de fazer a sua vida andar com calma e amor e, com saúde, com as dificuldades habituais e naturais das sequelas que enfrentou da doença de Parkinson e do AVC.