política

Segundo o Paraná Pesquisas o presidente Lula lidera em todos os cenários para eleições 2026

O presidente Lula (PT) ampliou a vantagem contra possíveis candidatos da direita na disputa pela Presidência da República em 2026. A conclusão é da nova rodada do levantamento do instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta segunda-feira 27.
Apesar de o levantamento trazer o nome do ex-presidente, Jair Bolsonaro, ele está inelegível até 2030, conforme decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político. Em setembro de 2025, o Supremo Tribunal Federal (STF) o condenou a 27 anos e 3 meses de prisão por tentativa de golpe de Estado e outros crimes. Com a sentença, especialistas estimam que sua inelegibilidade possa se estender até 2060, caso se confirmem os efeitos penais e eleitorais cumulativos da condenação.
O estudo entrevistou 2.020 eleitores entre os dias 21 e 24 de outubro, em 162 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.
O levantamento confirma o favoritismo de Lula e a fragmentação do campo bolsonarista. Sem o ex-presidente na disputa, a direita se pulveriza, e nenhum nome isolado ultrapassa 25% da preferência.
A Paraná Pesquisas é o primeiro grande instituto a aferir intenções de voto após a reunião entre Lula e Donald Trump na Malásia, o que pode ter reforçado a imagem internacional do petista, embora ainda sem o impacto do resultado do encontro.
O dado mais sensível para o PL é a estagnação de Michelle e a perda de força de Tarcísio, que vinha sendo tratado como o “plano B” do bolsonarismo para 2026.