Médicos dizem que Bolsonaro está no quarto e cirurgia ocorreu sem intercorrências
A equipe médica do ex-presidente Jair Bolsonaro deu detalhes, na tarde desta quinta-feira, dia de Natal, sobre o estado de saúde dele após a cirurgia realizada no hospital DF Star, em Brasília. O procedimento para correção de uma hérnia inguinal bilateral teve início por volta das 9h15 e foi concluído pouco antes das 13h, com duração aproximada de três horas e meia, sem intercorrências, segundo informou a equipe.
O cirurgião Cláudio Birolini afirmou que a cirurgia transcorreu dentro do esperado.
— O procedimento transcorreu de acordo com o previsto, sem nenhuma ocorrência. Ele já está acordado e no quarto — disse.
De acordo com o médico, Bolsonaro não precisou ser encaminhado à UTI, está falando normalmente e segue bem assistido pela equipe. A previsão inicial é de um período de recuperação entre cinco e sete dias, prazo que ainda poderá ser reavaliado.
“O procedimento transcorreu sem nenhuma intercorrência. Ele tomou anestesia geral, já está acordado, já está no quarto, inclusive. Agora, no pós-operatório imediato, ele deve se alimentar, e agora, nesses próximos dias, os cuidados serão voltados à analgesia, fisioterapia e profilaxia de tromboembolismo”, disse o cirurgião Cláudio Birolini.
Segundo ele, a hérnia foi corrigida e foi colocado um reforço feito de polipropileno na parede abdominal do ex-presidente. Na próxima segunda-feira, os médicos vão avaliar se Bolsonaro deve ser submetido a um novo procedimento para amenizar as crises de soluço que ele vem tendo há meses.
“Estamos inserindo um novo tratamento mais otimizado, aí nós vamos ver como é a evolução clínica dele, como está espaçado o quadro de soluços. É um sintoma que preocupa muito, porque ele prejudica o sono. E é uma preocupação nossa”, explicou Cláudio Birolini.