Carnaval em São Luís: água é a regra, mas dá para variar
Cinco opções de hidratação que podem ir com você para o Carnaval
Sol, música alta, passos apressados atrás do trio elétrico e muita animação. O Carnaval em São Luís é sinônimo de alegria, mas também exige atenção com o corpo.
A nutricionista Mariana Sousa, do Spazio Mateus, explica a importância de se manter hidratado, especialmente no meio dos corredores da folia. “No Carnaval, o corpo perde muito líquido por causa do calor, da exposição ao sol e do esforço físico, como dançar e caminhar por horas. Com o suor, não perdemos só água, mas também minerais importantes para o funcionamento do corpo”, explica.
Ela destaca que a hidratação ajuda a manter o pique até o último bloquinho. “Beber líquidos ao longo do dia regula a temperatura corporal, evita queda de pressão e reduz sintomas como tontura, dor de cabeça, náuseas e desmaios”, reforça.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que um adulto consuma, em média, cerca de dois litros e meio de água por dia, quantidade que pode variar conforme o peso corporal. No Carnaval, essa conta sobe. “Calor e folia em grupo fazem o corpo perder líquido mais rápido. Para curtir bem, é preciso se hidratar e também se alimentar corretamente”, reforça a nutricionista.
Se tem Carnaval, é comum que haja também bebida alcoólica, o que só torna a hidratação ainda mais necessária. “O álcool desidrata e ainda pode esconder os primeiros sinais de que o corpo está pedindo água”, alerta Mariana Sousa. A dica é simples e eficaz: “Intercale cada bebida alcoólica com um copo de água ou água de coco, evite beber em jejum e prefira opções com menor teor alcoólico”, orienta a profissional.
A água continua sendo a estrela principal da hidratação, mas não precisa ser a única opção.Confira abaixo cinco alternativas para se manter hidratado.
Água de coco. Naturais ou industrializadas, elas são ricas em eletrólitos como potássio e ajudam na reposição mineral após horas de folia. “A água de coco é excelente porque repõe minerais perdidos no suor”, orienta Mariana.
Isotônicos. Eles também são boas escolhas, especialmente se a intenção do folião é passar muito tempo em pé ou dançando. Eles auxiliam na reposição de sais minerais perdidos pelo suor, contribuindo para manter o equilíbrio do organismo.
Sucos naturais. “ Frutas como melancia, laranja, abacaxi e limão, sem açúcar e diluídos, também ajudam bastante”, orienta Mariana.
Sucos verdes . Combinando ingredientes como couve, limão, gengibre e maçã, elas oferecem hidratação aliada a nutrientes e antioxidantes, sendo ótimas para manter a energia do início ao fim do percurso dos trios elétricos.
Chás gelados. Os chás gelados sem açúcar também entram na lista dos refrescantes da vez. “Hortelã, camomila e erva-doce são boas escolhas. Já a água aromatizada com frutas é ideal para quem tem dificuldade de beber água pura”, acrescenta.