Editorial

Alexandri Di Saulli Mendonça

Em épocas de crise, a aquisição de produtos agrícolas pelos governantes é uma solução eficiente e eficaz de evitar que toda a produção rural seja desperdiçada.

A História nos mostra que a Intervenção do Poder Público na Economia evita catástrofes e garante que os trabalhadores não percam o fruto do seu laboro.

A Crise de 1929 o Estados Unidos mostrou uma taxa de crescimento econômico, que se pautava nas teorias do Liberalismo Clássico de Adam Smith, teorias de não intervenção do Estado na economia, onde a lei da oferta e procura deveriam regular o mercado, não obstante, tal Doutrina Econômica caiu por água abaixo quando a lei da oferta superou a lei da procura pós a guerra de 1914 a 1918.

Para solucionar a maior crise econômica da História do Século XX, o Presidente dos Estados Unidos Franklin Roosevelt resolveu desafiar o Liberalismo Clássico e implantar o New Deal (Novo Acordo), Doutrina Econômica baseada no pensamento do pensador inglês John Maynard Keynes, cujas ideias basearam-se em injetar capital nos setores da economia como compra de toda a produção agrícola daquela época.

Tal Ramo da Economia foi amplamente utilizado para solucionar as crises do Capitalismo em crises posteriores como a Crise do Petróleo de 1973 e a Crise Imobiliária de 1998.

Recentemente a Gestão Municipal de Viana foi questionada por parte da sociedade civil a cerca da compra e distribuição de alimentos do agricultor da Zona Rural, os quais se encontram em total estado de vulnerabilidade social em virtude da evolução do Covid 19 no Brasil.

Ora, o Plano Plurianual previsto no Art. 165 da Constituição Federal e regulamentado pelo Decreto 20829 de 29 de outubro de 1998 prevê a atuação do governo em programas de duração continuada. Deixar de comprar gêneros agrícolas em uma cidade cuja principal fonte de renda privada é a agricultura familiar seria um ato omisso de qualquer governante e sua distribuição para pessoas em vulnerabilidade social não pode, sob hipótese alguma, ser alvo de críticas, na medida em que garante o sustento da população vianense, que vive do suor do seu trabalho na Zona Rural. Isto é desconsiderar todo um planejamento familiar de centenas de produtores rurais. A Gestão Municipal fora eficiente e eficaz neste ato administrativo e a História nos provou isso. Precisamos deixar paixões políticas de lado e começar a trabalhar na construção de uma nova sociedade pós pandemia.

Alexandri Di Saulli Mendonça
Historiador

Título: Historiador Vianense admite que aquisição da produção humana faz parte da História da Economia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.