Foi lançado na tarde desta quinta-feira(11), o Inventário do Turismo de Paço do Lumiar, pela prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo-SEMICT, em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Maranhão(SEBRAE-MA), por meio do programa Cidade Empreendedora. 

A cerimônia de entrega do inventário aconteceu no auditório da Faculdade IESF Maiobão. O Inventário Turístico de Paço do Lumiar é uma fonte de dados estruturada em três segmentos principais, com base na INFRAESTRUTURA, contando com a localização e mapeamento dos principais pontos turísticos, locais de hospedagem, serviços segurança e atendimento básico de saúde e outros serviços; EQUIPAMENTOS TURÍSTICOS, como atividades culturais, eventos, casas de festas, datas festivas, bares e outros locais; e ATRATIVOS TURÍSTICOS, que reúne as informações referentes às belezas e recursos naturais de Paço do Lumiar. O inventário também permite a inclusão da cidade nas ações de promoção e divulgação da atividade turística no estado e programas federais. O levantamento de informações contou ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Cultura Esporte e Lazer-SEMCEL, que mapeou as atividades culturais, brincadeiras e grupos de danças locais, além do trabalho junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente-SEMAP, que apresentou as áreas e belezas naturais com potencial para desenvolvimento do turismo sustentável em Paço do Lumiar.

A mesa de honra do evento contou com a presença da prefeita municipal de Paço do Lumiar, Paula Azevedo(PCdoB); o vereador Wellington Sousa(PSB); o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Benedito Amado; o Superintendente do SEBRAE-MA, Albertino de Moraes; o secretário municipal de Turismo de São Luís, Saulo Santos e o presidente da Câmara dos Dirigentes Logistas(CDL) de São Luís, Fábio Ribeiro. Também estiveram presentes na cerimônia, representantes do comércio, turismo, artesanato, secretários e servidores municipais, os vereadores Miércio Martins(Avante), Fernandinho(Avante), secretários e coordenadores da gestão municipal luminense.

A prefeita Paula Azevedo falou sobre o plano municipal de incentivo ao turismo em Paço do Lumiar: “Nós continuamos buscando gerar emprego e renda por meio do turismo em nossa cidade, já contamos com um conselho municipal para turismo, eleito no final de outubro e concluímos mais esta etapa, que durou aproximadamente cinco meses com o apoio do SEBRAE, que nos ajudou e entregou este importante inventário”, disse ela.

O secretário municipal da SEMICT, Benedito Amado, falou detalhadamente sobre as atividades que serão beneficiadas; “Paço do Lumiar tem áreas portuárias, tem a Festa do Divino, bumba-meu-boi, riqueza gastronômica altamente diversificada e muitas outras áreas que precisam ser conhecidas, para isso, buscamos o SEBRAE, que possui o programa Cidade Empreendedora, além de dialogar com outros municípios da nossa região para que dessa forma, o turismo se desenvolva em Paço do Lumiar”, destacou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.