notícias

Ministério da Saúde omite número geral de mortos por Covid-19

Após a mudança do horário de divulgação dos números de pessoas afetadas pelo novo coronavírus no Brasil, o Ministério da Saúde passou a omitir o número geral de casos e óbitos no boletim repassado na noite desta sexta (5).

Diferentemente do que vinha fazendo até a quinta (4), o ministério divulgou apenas os números registrados no dia. A apresentação desta sexta tem apenas os 1.005 óbitos, 30.830 casos e 11.977 recuperados nas últimas 24 horas, acompanhados dos números estaduais do mesmo período.

No modelo antigo, o ministério mostrava os dados acumulados de óbitos, casos confirmados e recuperados, além de casos em acompanhamento, óbitos em investigação e óbitos que aconteceram nos últimos três dias.

A mudança no modo de divulgação aconteceu após o presidente Jair Bolsonaro dar uma entrevista no início da noite de sexta dizendo que “acabou a matéria no Jornal Nacional” quando perguntado sobre a alteração no horário de divulgação.

“Acabou matéria no Jornal Nacional”, disse Bolsonaro. “O Jornal Nacional gosta de dizer que o Brasil é recordista em mortes”, acrescentou.

“Nos números de ontem, parece que dois terços dos mortos eram de outros dias, os mais variados possíveis. Tem que divulgar o do dia, o resto consolida para trás”, disse. “Se quiser fazer um programa do Fantástico todinho sobre os números na última semana, tudo bem.”

Inicialmente, ainda sob a conduta de Luiz Henrique Mandetta, o Ministério da Saúde divulgava os números por volta de 17h. Já na gestão de Nelson Teich, os dados eram apresentados às 19h. Depois que o general Eduardo Pazuello assumiu o comando, a divulgação acontecia 20h.

Na última quarta (3), alegando um problema técnico, o Ministério da Saúde fez a primeira divulgação dos dados às 22h. O horário foi repetido na quinta sem explicações. E após o jornal Correio Braziliense afirmar que a ordem para o novo horário teria partido de Bolsonaro, o ministério enviou mensagens a jornalistas afirmando que os números seriam mostrados apenas às 22h.

Portal do Coronavírus

O portal que mostrava os números globais desde a gestão de Luiz Henrique Mandetta e passou a ter gráficos mais completos com o comando de Nelson Teich saiu do ar pela primeira vez na noite de sexta. A única mensagem é “Portal em manutenção”, algo que não havia acontecido até o momento.

Diferença das versões apresentadas pelo Ministério da Saúde (Divulgação e Yahoo Notícias)

Fonte: Yahoo Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *