PDT se reúne para definir se fica ou sai da base aliada do governo Lula
A bancada do PDT na Câmara dos Deputados se reunirá nesta semana para discutir o apoio da sigla à gestão do governo do presidente Lula (PT), após a demissão de Carlos Lupi do Ministério da Previdência, na semana passada.
Para apagar qualquer incêndio na relação com a sigla brizolista, a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, disse à CNN que o PDT, de Lupi, é um aliado histórico, fundamental para a base do governo Lula.
Segundo ela, a gestão federal tem conversado com lideranças do partido para superar o episódio da saída de Lupi do comando do Ministério da Previdência.
A petista ressaltou ainda que o esforço é para que o PDT esteja ao lado do PT na disputa presidencial de 2026. “O PDT é um aliado histórico. Vamos fazer todo esforço para que estejam conosco em 2026. Acredito que estarão”, afirmou.
O PDT só deve definir sua posição política na disputa presidencial em 2026. Um grupo do partido se animou com o desempenho de Ciro Gomes nas últimas pesquisas eleitorais.
Ciro afirmou no passado que não seria candidato em 2026. Na sigla, no entanto, há lideranças regionais que defendem que ele reavalie a posição.