Assassinato de policial em vaquejada atinge família Xavier e abala pretensões políticas
O prefeito de Igarapé Grande, João Vítor Xavier, está sendo apontado como o autor dos disparos que mataram o soldado da Polícia Militar do Maranhão, identificado como Dos Santos, após uma discussão durante uma vaquejada em Pedreiras, na noite do domingo, 6 de julho.
O episódio, que gerou grande repercussão, ameaça abalar profundamente os planos políticos da família Xavier para 2026, além de instaurar clima de temor por possíveis retaliações. Entre militares, a ideia de que quem mata um colega de farda deve pagar com a mesma moeda alimenta o receio de vingança.
Embora João Vítor Xavier tenha deixado o local e não tenha sido preso em flagrante, a expectativa é que ele conte com uma ampla estrutura jurídica para evitar a prisão preventiva. Nomes influentes do PDT, como o senador Weverton Rocha, devem atuar para garantir a liberdade do prefeito, que deve alegar legítima defesa.
Ainda que fique em liberdade, ele enfrentará uma espécie de “prisão emocional”, vivendo sob o peso do crime e do medo de represálias. A família, que inclui o pai, Júnior Xavier, prefeito de Bernardo do Mearim, e o tio, Erlânio Xavier, pré-candidato a deputado federal, deverá concentrar esforços para preservar os mandatos e conter os danos políticos e psicológicos provocados pela tragédia.

Via Matias Marinho