policial

Polícia Civil do Maranhão prende em São Paulo um dos fundadores da facção PCM, atualmente liderança do Comando Vermelho

A Polícia Civil do Maranhão prendeu, na manhã desta quinta-feira (30), em São Paulo, Josué Santos da Silva, conhecido como “Gaspar”, um dos fundadores da facção Primeiro Comando do Maranhão (PCM) e atual liderança do Comando Vermelho (CV). A operação foi conduzida pelo Departamento de Combate ao Crime Organizado (DCCO/SEIC) com apoio da Polícia Civil paulista. O foragido foi capturado no bairro Jardim Record, em Taboão da Serra, após intenso trabalho investigativo que identificou seu paradeiro.

Gaspar estava foragido desde 2022, quando recebeu o benefício da saída temporária do Dia das Crianças e não retornou ao sistema prisional. Contra ele havia um mandado de recaptura expedido pela 1ª Vara das Execuções Penais de São Luís, com pena total de mais de 40 anos de prisão por crimes como homicídio, tráfico de drogas, porte ilegal de arma e roubo. A operação contou com o apoio do Grupo de Operações Especiais (GOE) e de outras unidades da Polícia Civil paulista.

Considerado um dos criminosos mais influentes do Maranhão, Gaspar acumula mais de 18 processos criminais. Ele começou a cumprir pena em 2012, em Santa Rita (MA), e foi transferido em 2013 para a Penitenciária Federal de Campo Grande (MS) devido à sua periculosidade e influência no tráfico de drogas. Após a aliança entre o PCM e o Comando Vermelho, tornou-se uma das principais lideranças da facção, com poder decisório sobre o tráfico e o chamado “tribunal do crime”, mesmo estando preso.