Vamos aos fatos: estamos vivenciando a chamada segunda onda de contaminação do COVID-19. O anúncio foi feito pelo secretário de estado da Saúde de nosso estado, Carlos Lula.

Porta-voz da medida de suspensão temporária de eventos, na tentativa de conter a expansão da doença, a notícia saiu como um tiro pela culatra quando vista da perspectiva de que o secretário esteve em eventos políticos durante as recentes eleições.

Ele errou ao aglomerar no período eleitoral? Sim. Mas um erro não justifica o outro e isso não deveria impedir que tomemos decisões importantes para nossos dias: preservar a maior quantidade de vidas ao nosso alcance.

O vírus tem incubação média de 14 dias. Tivemos aumentos alarmantes de internações pós eleição? Não, até de maneira surpreendente. Quando isso aconteceu, então? É só fazer as contas. O aumento em novembro e dezembro foi pequeno. Mas, em janeiro, a coisa mudou.

Estamos num cenário de alerta e mesmo com a ampliação de leitos na rede pública, a ocupação das UTIs já supera 80%.

Como agir nesse momento? Xingando o Secretário ou admitindo que algo precisa ser feito?

Perdemos milhares de vidas para o vírus, mas vimos um estado que construiu hospitais, aumentou leitos, buscou soluções, valorizou profissionais e teve coragem de enfrentar a mídia e a opinião pública em decisões fortes e necessárias. Muitas vezes antipáticas e impopulares. E foram várias. Mas deram certo. Não dá pra esquecer.

Se atingimos a marca de mais de 4 mil óbitos, somos o estado com a menor letalidade do país. As ações de enfrentamento desenvolvidas pelo Governo do Maranhão garantiram ao estado o primeiro lugar no ‘Ranking Covid-19 dos Estados’, desenvolvido pelo Centro de Liderança Pública (CLP). Isso não é pouco.

Temos que ser justos em reconhecer que estivemos amparados por gente decente. E coerente.

Pessoas que se sacrificaram e ainda estão lá para o que der e vier. Sem família, sem certeza do descanso, mas carregados de esperança e compromisso com a vida.

Antes de proferirmos nosso xingamento no Instagram, deveríamos apenas pensar: será mesmo o momento apropriado para fazer festas?

Aqui, após meses de embates, hospitais foram fechados e agora reabertos, vidas foram salvas e a rede de saúde é funcional. Desconstruir isso, atribuindo insultos para uma das pessoas que mais salvou vidas nesse estado, é uma completa falta de reconhecimento. Chega a ser injusto. Não precisamos ter políticos de estimação, mas é um grande erro achincalhar gente decente.

Penso nos que foram, nos que superaram e nos dias que virão, concluo: ainda bem que temos Carlos Lula.

Ele personifica para o bem e para o mal toda essa história narrada. Quando errou, foi vilão. Quando acertou, que foram excessivas vezes, não fez mais do que a sua obrigação.

Prefiro me apegar aos acertos, pois estes, salvaram Marias, Joãos, Ribamares e cada cidadão que levantou a placa “Eu venci a COVID-19”.

Ele personifica essa esperança de termos gente decente na linha de frente. Sujeita a erros e acertos, mas em quem podemos confiar. Xinga-lo, antes de refletir nosso próprio comportamento, é apenas mais um dos inúmeros erros que temos cometido nesse período pandêmico.


Jhon Cutrim

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.