Na manhã desta quinta-feira (11) o deputado estadual Wellington do Curso protocolou ofício solicitando ao Governo do Estado, através da Secretaria do Estado de Saúde – SES, explicações sobre o quantitativo exato e atualizado de leitos clínicos e de unidades de terapia intensiva – UTI’s destinandos ao tratamento da COVID-19. A solicitação teve com base a informação divulgada pelo blog Atual7 e obtida pelo jornal Estadão junto à SES de que 35 pacientes aguardam por um leito de internação no Maranhão, sendo 14 para leitos de UTI.

Wellington destacou que no último boletim epidemiológico divulgado pelo governo, há informação sobre disponibilidade de 47 leitos na grande ilha, 37 em Imperatriz e 235 nas demais regiões do estado. No entanto, informações fornecidas pela própria SES ao Estadão confirmam a existência de pacientes em fila de espera, fato que precisa ser esclarecido pois o próprio governado afirma a existência de leitos disponíveis.

“Recebemos denúncias sobre divergências entre o número de leitos existentes divulgados pelo governo do estado e o real número de leitos realmente disponíveis na rede pública estadual de saúde. Segundo relatos, 35 pacientes com COVID-19 estão na fila de espera e aguardam um leito para internação nos hospitais do Maranhão. Desse total, 14 pacientes aguardam leitos de UTI. Esses dados foram obtidos pelo Estadão junto à SES e divulgados pelo portal Atual7. Apesar dessa informação, o último boletim epidemiológico divulgado pelo governo do estado afirma a existência de leitos clínicos e UTI’s disponíveis para tratamento da COVID-19 na grande ilha, em Imperatriz e demais regiões. Diante de mais essa contradição, estamos oficiando o Governo do Estado,através da SES, para que informe o quantitativo exato e atualizado de leitos disponíveis em todo estado, bem como, explicações sobre esses pacientes que aguardam em fila de espera. Também estamos acionando o Ministério Público e a Defensoria Publica para que tomem providências a fim de garantir atendimento adequado para todos os pacientes e a publicidade na divulgação do número exatos de leitos pelo governo do estado. Queremos explicações sobre a incongruência nas informações e real situação da capacidade de atendimento da rede pública de saúde. Na propaganda temos leitos e na realidade pessoas aguardam em fila de espera? Isso é um absurdo! As pessoas merecem saber a verdade sobre a situação do sistema público de saúde. Sabemos que transparência nunca foi o forte do governo Flávio Dino, mas se aproveitar de uma pandemia para seguir com mentiras ultrapassa qualquer limite, pois pessoas correm risco de morte enquanto aguardam em fila por leitos” disse o deputado estadual Wellington do Curso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.