Em coletiva, na manhã de hoje, 12, o governador lamentou o aumento de casos de Coronavírus no Maranhão. Segundo o próprio Flávio Dino, em dois meses o Maranhão duplicou os casos.
Beirando o colapso, o que se viu ontem na cidade de Bacabal mostra a realidade: municípios já padecem com a falta de oxigênio.

As internações hospitalares seguem em crescimento contínuo, nas últimas duas semanas essa ocupação chegou a 97%, principalmente em São Luís, que recebe muitos pacientes de outras regiões do Maranhão. Inclusive hospitais particulares, com ocupação com 100%, segundo informações dadas pelo Governo do Estado. A cidade de Imperatriz teve um respiro essa semana em função da abertura do hospital de campanha, como último recurso, levando a ocupação de leito de UTI a 85%, uma situação um pouco melhor da crise sanitária que já existia lá.

Como novas medidas, os municípios precisam agora comprovar a aplicação de 70% das vacinas para que possa receber mais doses. Flávio Dino disse que não vai enviar vacinas quando o município não cumpre seu papel. Disse que já foram feitos 64 vôos para dispensação de vacinas, sendo esse um dos maiores esforços e operação de transporte simultâneos no Maranhão.
O decreto foi prorrogado ate dia 21 de Março, ou seja, tudo que estava suspenso e restrito continuam. Sem eventos em bares, mudança de horário do comércio, aulas suspensas, suspensão de atendimento no serviço público, dentre outras.

Nas igrejas, os templos devem cumprir com 30% de ocupação, mantendo os critérios sanitários de forma rígida.
Flávio Dino também disse que em função da restrição a bares e eventos, estaria criando dois auxílios emergenciais transitórios, um voltado para a área da cultura no valor de R$600,00 e outro para bares e restaurantes, para micro e pequenas empresas, em parcela única no valor de R$1000,00, somente para a grande ilha, já que a restrição acontecerá somente na Região Metropolitana.

Após dia 21, o governo disse que fará uma nova análise, avaliando o cenário, principalmente nas escolas, pois o Brasil é o país do mundo que mais tempo mantém as escolas fechadas. Justamente, porque é o país que pior conduz a Pandemia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.