Última pesquisa do ano, que revela intenções de voto para eleições 2024 em São Luís, ouviu 800 pessoas, entre sexta-feira (29) e sábado (30), em todas as zonas eleitorais da capital maranhense

O prefeito Eduardo Braide (36,5%) e o deputado federal Duarte Júnior (26,0%) continuam liderando a disputa pela prefeitura de São Luís, de acordo com a pesquisa do Instituto Estratégia Pesquisas de Opinião (EPO) divulgada neste domingo (31).
Essa é a segunda e última pesquisa do ano em que a empresa apura a preferência dos eleitores ludovicenses para mostrar possíveis cenários na disputa das eleições municipais de 2024 na capital maranhense.
Em junho, quando o instituto realizou sua primeira pesquisa, Braide tinha 29,6% das intenções de voto e hoje aparece no patamar de 36,5%.  No mesmo período, Duarte figurava com 18,6% e agora registra 26,0%.
Na terceira posição, empatados tecnicamente, encontram-se o ex-prefeito Edivaldo de Holanda Júnior (sem partido), com 8,1%, e o deputado estadual Wellington do Curso (sem partido), 8,0%.
Em junho, Edivaldo tinha 14,7% e hoje caiu para 8,1%. Wellington, que tinha 5,3% naquele período, viu sua porcentagem subir e atualmente conta com 8,0% das intenções de voto.
Confira os números da pesquisa:

Espontânea

Na pesquisa espontânea, em que os entrevistados declaram intenção de voto sem que nenhum nome tenha sido apresentado, os indecisos continuam sendo a maioria na capital maranhense: somam 36,3% que não sabem ou não responderam, além de 12,8% que votariam nulo ou branco.
Outros 28,5% declararam voto no atual prefeito Eduardo Braide (PSD), pré-candidato à reeleição. O deputado Duarte Júnior (PSB) foi citado por 12,0% dos eleitores; o ex-prefeito Edivaldo de Holanda Júnior (sem partido) por 4,1%; os deputados Wellington do Curso (sem partido) por 2,4%; Neto Evangelista (União Brasil) por 1,9% e Dr. Yglesio (PSB) por 0,8%.
O ex-vereador Fábio Câmara (PDT) aparece com intenção de voto de 0,3% na pesquisa espontânea para a eleição de 2024 em São Luís. Assim como Fábio, outros nomes aparecem com 0,9% dos votos.

Estimulada

A sondagem estimulada – na qual são apresentadas opções para escolha – mostra que a preferência entre os eleitores ludovicenses questionados está entre o prefeito Eduardo Braide (PSD) e o deputado federal Duarte Júnior (PSB). De acordo com o levantamento, Braide aparece com 36,5%, seguido por Duarte, com 26,0%.
Em seguida, tecnicamente empatados, estão Edivaldo de Holanda Júnior (sem partido), com 8,1%, e Wellington do Curso (sem partido), 8,0%. Abaixo de 5% na pesquisa para 2024 na capital maranhense estão Neto Evangelista (União), com 5,1%, seguido por Dr. Yglesio (PSB), com 4,0%. Fábio Câmara (PDT) aparece com 1,0% e Diogo Gualhardo (Novo) foi citado por 0,3%. Outros 6,6% responderam branco/nulo e 4,4% não souberam responder.

Metodologia

A nova sondagem da EPO foi realizada entre sexta-feira (29) e sábado (30), com 800 pessoas sendo entrevistadas, em todas as zonas eleitorais da cidade. A amostra atinge um grau de confiança de 95%, com margem de erro de 3,5 pontos percentuais para os resultados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.