serviços

Sebrae Maranhão lança projeto Pró-Catadores com exibição do documentário Mar de Lixo



A iniciativa atenderá 30 grupos em diversas regiões do estado ao longo de 2025


O Sebrae Maranhão fez o lançamento oficial do projeto Pró-Catadores, na última terça-feira (19). A iniciativa é voltada à inclusão socioprodutiva de catadores de materiais recicláveis no estado. O lançamento aconteceu na sede da instituição, em São Luís, como parte da programação do Mobiliza SLZ, reunindo colaboradores do Sebrae, representantes de cooperativas e convidados.


O evento contou, ainda, com a exibição do premiado documentário maranhense ‘Mar de Lixo’, que retrata os desafios e as possibilidades da reciclagem na capital. Após a sessão, houve uma apresentação do Pró-Catadores, realizada pela gerente da Unidade de Ambientes de Negócios do Sebrae Maranhão, Larissa Leite, destacando seu impacto social, ambiental e econômico.


Inclusão e transformação – A gerente destacou que o Pró-Catadores Maranhão foi o primeiro do país a ser aprovado pelo Sebrae Nacional. “O projeto visa fortalecer cooperativas e associações de catadores, promovendo melhorias em gestão empresarial, inovação, produtividade e formalização de trabalhadores autônomos. Além disso, prevê estudos sobre cadeias de valor da economia circular no Maranhão e o apoio às prefeituras na contratação de serviços de reciclagem junto a cooperativas”, explicou Larissa Leite.


Ao todo, o Pró-Catadores atenderá 30 grupos em diversas regiões do estado ao longo de 2025, com consultorias e capacitações contínuas, adaptadas às necessidades de cada cooperativa.


O diretor superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal, falou da relevância do projeto para o desenvolvimento sustentável. “Com essa integração, defendemos a natureza, protegemos o meio ambiente e promovemos um viver mais saudável para todos. Como vimos no documentário ‘Mar de Lixo’, que reflete a realidade de São Luís, é necessário pensar novas formas de lidar com resíduos, promovendo uma melhor qualidade de vida.”


Protagonismo e impacto social – Durante o evento, a presidente da Cooperativa de Resíduos Sólidos do Maranhão (COORESOMA), Maria José Castro, falou emocionada sobre o que o projeto representa para os catadores. “Ah, eu espero que isso seja uma coisa muito boa. Que vai dar dignidade a nós e aumentar muito mais a cooperativa. Porque tem cooperativas que não sabem nada — não têm gestão, organização. Com o Pró-Catadores, teremos mais apoio para mudar essa realidade”, refletiu.


O diretor do documentário Mar de Lixo, Tassiano Brito, destacou a importância da parceria entre diferentes setores para enfrentar os desafios ambientais. “Para nós, da equipe do Mar de Lixo, foi uma honra participar deste evento. É fundamental unir instituições comprometidas com o meio ambiente e a sociedade para promover uma mudança efetiva”, ponderou Brito.


A primeira ação do Pró Catadores já foi posta em prática, na primeira quinzena de novembro, com uma visita técnica à Associação dos Catadores do Município de São José de Ribamar (ASCAMR).


Nos próximos meses, os grupos atendidos serão acompanhados por consultorias especializadas em áreas como formalização de negócios, gestão empresarial e aumento da produtividade. Além disso, receberão suporte técnico para estabelecer parcerias estratégicas com o setor público, incluindo a contratação de cooperativas de reciclagem por prefeituras. Esse trabalho contínuo visa impulsionar o desenvolvimento sustentável, promover a inclusão socioeconômica dos catadores e fortalecer as cadeias de reciclagem no Maranhão e em todo o Brasil.

Diretor Superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal, destacou a relevância do projeto para o desenvolvimento sustentáve
presidente da COORESOMA, Maria José Castro pontuou a necessidade de gestão nas associações e cooperativas de catadores maranhenses
Diretor do documentário Mar de Lixo, Taciano Brito, contou sobre os desafios da produção

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *